terça-feira, abril 23, 2024
HomeColuna Mapa MentalMapa Mental 🤔 #22 | “Não há bala de prata no jornalismo...

Mapa Mental 🤔 #22 | “Não há bala de prata no jornalismo digital”; e mais

Nesta edição:

– “Não há bala de prata no jornalismo digital”
– Curso gratuito sobre jornalismo de dados
– O que saber sobre Podcasts
– 10 tendências de SEO para 2019
– A nova rede social do Google
– Influencer paga em dobro
– Apoie a Lagartixa Diária


“Não há bala de prata no jornalismo digital”

“Sobreviver nessa selva digital. Não é fácil, nem para a mídia antiga nem para os novos. Não há fórmula mágica, uma bala de prata. Cada caso é um caso, cada mercado é diferente, cada comunidade tem suas próprias características”.

Rosental Alves, brasileiro, diretor do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas, sediada em Austin, e que promove diferentes atividades de capacitação profissional para jornalistas na América Latina e no Caribe.

A frase de Rosental está no texto “As tendências do jornalismo digital”, apresentado no evento Punto de Encuentro sobre jornalismo empreendedor e inovador, em que ele afirma também que “os meios que vão sobreviver são os que conseguirem o apoio ativo de suas audiências”.

Leia o texto completo (em espanhol)

Curso gratuito sobre jornalismo de dados

Por falar no Knight Center, estão abertas as inscrições gratuitas para o curso online Introdução ao jornalismo de dados: como entrevistar dados para reportagens investigativas, promovido em parceria com a Escola de Dados.

O curso começa dia 5 e se estende até 8 de setembro e tem o objetivo de atrair tanto quem já trabalha com jornalismo de dados quanto quem deseja ingressar na área. Confira o roteiro do curso:

  • A primeira semana é uma introdução ao jornalismo de dados, sua história e conceitos introdutórios.
  • Na segunda semana, os instrutores vão ensinar sobre os tipos mais comuns de dados, além de como configurá-los e analisá-los.
  • Na semana três, os alunos aprenderão técnicas simples de raspagem e limpeza.
  • A quarta semana é uma introdução à visualização de dados e mostrará como usá-lo para explorar e apresentar suas descobertas.
  • A quinta semana introduz noções básicas da linguagem de programação SQL para lidar com grandes quantidades de dados.

Saiba mais no vídeo abaixo e clique aqui para ver o passo a passo para garantir sua inscrição.

O que saber sobre Podcasts

Não só quem passa o maior tempo na internet, mas também quem consome as chamadas “mídias tradicionais” sabe que não se fala de outra coisa no meio digital: podcasts, programas em áudio produzidos e distribuídos na internet em episódios. O formato não é novo, é tão “antigo” quanto o blog. Mas de um ano para cá, e especialmente em 2019, virou assunto para reportagens em grandes jornais e até capa da Veja. E é para tanto? Não é exagero dizer que vivemos a “era de ouro” do podcast? Ou que 2019 é o ano do formato? Há números que dizem que sim.

Este é o trecho inicial do post Podcast: O que você precisa saber sobre o formato digital mais comentado em 2019 que escrevi um post para o blog da agência Vocali. Faço um resumo com dados e opiniões que mostram o momento do podcast na internet brasileira.

Leia o texto completo.

10 Tendências de SEO para 2019

Abhishek Tiwari, fundador da consultora SEO Crunch, compartilhou em sua conta no Medium um infográfico com 10 tendências para o SEO em 2019.

Na lista, estão busca por voz (Siri, Google Assistente…), busca por palavra-chave em vídeo, indexação em plataforma móvel, qualidade do conteúdo, camadas de segurança, UX, blockchain, marketing de influência, conteúdo de longa duração e inteligência artificial.

O infográfico traz dados, fatos e dicas para tirar proveito da tendência apresentada.

Clique aqui para conferir o inforgráfico.

A nova rede social do Google

Google não abraçou o Orkut, tentou com Google Wave, apostou no Google Plus e agora aparece com Shoelace (“Cadarço”), sua nova rede social. Pelas primeiras informações, o alvo parece ser mais o Pinterest (também pelo design, cores…) do que Facebook, Instagram ou Twitter. Será uma rede baseada em compartilhamento e troca de informações, com foco em atividades como esportes e shows.

Faz sentido uma nova rede com usuários cada vez mais acostumados e conectados com “pins”, filtros e stories?Desconfio que será mais um tropeço…

O acesso à rede é via convite (saudades do Orkut…) e está restrito à Nova York nesta fase inicial do projeto.

Saiba mais no shoelace.nyc

Influencer paga em dobro

Joe Nicchi é dono de dois food trucks de sorvete conhecidos da marca CVT Soft Serve, em Los Angeles. E depois de pedidos seguidos de influenciadores digitais para tomar sorvete de graça em troca da publicação de uma foto em rede social, ele, além de dizer não todas as vezes, produziu a peça abaixo com a mensagem: Influenciadores pagam o dobro.

Se a moda pega…

Mas a ideia de Nicchi faz sentido. Ele quer mostrar que a troca não é justa porque muitos compram seus seguidores. “Espero que vejam como é possível não dar produtos de graça pra ningéum e, mesmo assim, continuar vendendo” disse ao site Insider e reprodução no site da PEGN.

Apoie a Lagartixa Diária

Siga nas redes: Facebook | Twitter | Instagram

Mapa Mental é a coluna de notas e insights do Primeiro Digital. Sempre às terças uma nova edição.

Todas as colunas.


Receba as atualizações por e-mail. Saiba como.

Alexandre Gonçalveshttp://www.primeirodigital.com.br/alexandregoncalves
Jornalista, especializado em produção e gestão de conteúdo digital (portais, sites, blogs, e-books, redes sociais e e-mails) e na criação e coordenação de produtos digitais, atuando no Jornalismo Digital e no Marketing de Conteúdo.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Jorge Torres on As capas que “falam”
Vera Lucia Pires Goulart on O suicídio nas redes sociais
Bruno Allemand on O suicídio nas redes sociais
Fábio Célio Ramos on O suicídio nas redes sociais
vivi bevilacqua on O suicídio nas redes sociais
Affonso Estrella on O suicídio nas redes sociais
Luís Meneghim on O suicídio nas redes sociais