segunda-feira, junho 17, 2024
HomeArquivoEleições 2022: CuraFato quer dar visibilidade ao combate às fake news

Eleições 2022: CuraFato quer dar visibilidade ao combate às fake news

Não é de hoje que acredito na curadoria de conteúdo como uma uma iniciativa relevante diante da gigantesca produção de conteúdo em tantas e tantas plataformas.

Em um texto de 2011, no meu antigo blog, o Coluna Extra, escrevi justamente sobre isso:

Como praticante da gestão/organização de conteúdo disponível na internet, acredito que esta seja realmente uma estratégia de sucesso na (atual) internet. Não descarto a produção de conteúdo, muito pelo contrário. Mas é inegável que já existe uma quantidade imensa de posts, vídeos, fotos, etc. espalhados pelos mais diversos canais (internos e externos), que podem ter grande qualidade, mas correm o risco de cair num limbo, sem conquistar a visibilidade merecida.

Mas desde que em 2012 encerrei o Rock SC, a videoteca online de clipes de bandas catarinenses, não havia mais desenvolvido nenhuma outra iniciativa de curadoria de conteúdo. Mas vontade não faltava. E disso nasceu o CuraFato, que lancei ontem (28).

O que é CuraFato

O CuraFato é uma iniciativa independente e cidadã de curadoria, organização e compartilhamento de links para conteúdos produzidos por agências e projetos de checagem desmentindo fake news sobre as Eleições 2022.

A ideia nasceu da vontade de contribuir – mesmo que em pequena escala – para distribuição e visibilidade do trabalho das agências, fornecendo um link fixo onde seja possível ter acesso a uma compilação em constante atualização de fatos checados (e fake news desmentidas) relacionadas ao pleito de 2 de outubro.

E como escrevi no texto de apresentação nas redes sociais do CuraFato, o objetivo também é ter um link fácil de ser copiado e compartilhado, pensando também no desafio que é desfazer o estrago que uma notícia mentirosa é capaz de provocar.

O CuraFato surge como uma iniciativa individual, mas a ideia é torná-lo uma ação coletiva com a participação de outros colegas jornalistas.

O Instagram e o Twitter serão os canais de divulgação e interação do projeto que terá inicialmente o endereço linktr.ee/curafato como seu endereço principal.

Fique à vontade para seguir, curtir, interagir e, principalmente, compartilhar:

Instagram: @curafato
Twitter: @curafato
Linktree: linktr.ee/curafato

 

Alexandre Gonçalveshttp://www.primeirodigital.com.br/alexandregoncalves
Jornalista, especializado em produção e gestão de conteúdo digital (portais, sites, blogs, e-books, redes sociais e e-mails) e na criação e coordenação de produtos digitais, atuando no Jornalismo Digital e no Marketing de Conteúdo.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Vera Lucia Pires Goulart on O suicídio nas redes sociais
Bruno Allemand on O suicídio nas redes sociais
Fábio Célio Ramos on O suicídio nas redes sociais
vivi bevilacqua on O suicídio nas redes sociais
Affonso Estrella on O suicídio nas redes sociais
Luís Meneghim on O suicídio nas redes sociais