Uma segunda (e última) chance para o Facebook?

Crédito de foto:  NordWood Themes / Unsplash
Padrão

por ALEXANDRE GONÇALVES

Desde outubro de 2019, o Facebook está na TV ao som de “Day Tripper”, dos Beatles, com um comercial vendendo a opção de Grupos para a conexão de usuários com interesses em comum e a construção de comunidades.

Para quem é do tempo do Orkut, o recado pareceu muito familiar. Mas quem de fato está no Facebook para fazer parte de uma comunidade? Talvez o “Face” tenha perdido o timing porque o povo se acostumou a comentar postagens de amigos e páginas e de dar “up” em tópicos de grupos.

Gosto da ideia dos grupos mais como uma oportunidade de direcionar a conversa e o compartilhamento de links do que criar necessariamente comunidades como se fazia no Orkut. Penso (ou me iludo porque no fundo não confio no Facebook) que o grupo pode ser uma alternativa para dar a volta no algoritmo e aumentar o alcance das postagens.

Foi pensando nisso que criei em 2015, junto com o Primeiro Digital, um grupo do blog no Facebook para compartilhar links e abrir espaço para papos e pautas. Mas não fiz muita força. Deixei de lado, ao mesmo tempo em que revi minha relação com o Facebook.

Mas agora, ao som de “Day Tripper”, reativei o grupo Primeiro Digital no Facebook. Será uma segunda ou última chance para a rede social do Zuckerberg? Pode ser. Mas está valendo como parte de um movimento que venho fazendo relacionado com distribuição de conteúdo que inclui também o grupo no WhatsApp (primeirodigital.com.br/whatsapp) e, breve, uma newsletter mensal. E se juntam ao Twitter (o oficial @primeirodigital e os RTs @blogpdigital e @pdigitalblog), Facebook (página), LinkedIn e Instagram.

Links e pautas

O endereço do Grupo do Primeiro Digital é facebook.com/groups/primeirodigital. Todos os membros podem publicar. E como a gente fazia no Orkut, crianças, tem um post fixo para que os participantes compartilharem links de conteúdos que considerem relevantes de seus sites independentes, blogs e podcasts. Essas sugestões serão usadas na seção #LinknaVeia do agente POD.

Criar grupos no Facebook

Tem ou participa de grupos no Facebook? Compartilhe nos comentários.

Crédito de foto:  NordWood ThemesUnsplash

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *