Mapa Mental 🤔 #2

mapa mental
Padrão

Eis um modelo possível

“O SC Inova pode crescer se ele for reconhecido como um veículo relevante para pessoas, entidades, empresas, universidades etc. Tenho certeza que pautas não faltam, assim como pessoas que acreditam no propósito e no potencial do site – mas viabilizar um projeto editorial digital é sempre um desafio, especialmente nessa época de recessão econômica. Mas talvez toda essa dificuldade seja o combustível necessário para tocar o projeto adiante”.

A declaração acima é do colega Fabrício Rodrigues, em entrevista publicada no Primeiro Digital em junho de 2017. Agora em 2019, ele começou o ano comemorando a parceria de conteúdo firmada com o StartupSC, projeto mantido pelo Sebrae/SC, e exemplifica um tipo de modelo de negócio possível: site segmentado, relevante na área que cobre, se torna um gerador de conteúdo para um projeto que é ponto de referência. Casamento perfeito. Parabéns ao Fabrício e vida longa ao SC Inova (saiba mais sobre a parceria).

Ué?

Aí o Ibope Conecta divulga, no dia 20 de fevereiro, uma pesquisa feita entre 21 a 26 de junho de 2018, com 2 mil pessoas das classes A, B, C e D, de todas as regiões do Brasil, sobre o que mais incomoda o internauta brasileiro. E a maioria, 46%, disse se sentir incomodada com as fake news. Parece até fake news depois de tudo o que se viu no ano passado no embalo das eleições. Vai ver os entrevistados confundiram incomodado com acomodado

#ChecaChecaCheca

Por falar em fake news, com este tema o bloco de Carnaval Pauta que Pariu, dos jornalistas de Santa Catarina, se reúne neste sábado (2) na Escadaria do Rosário, no Centro de Florianópolis. A animação começa ao meio-dia e prossegue por toda a tarde-noite. Neste ano, participo como co-autor da letra da marchinha do bloco, junto com meu amigo Gastão Cassel, também autor da música, interpretada por Marcos Sorriso. Ouça no player abaixo.

Veja como participar do Pauta que Pariu.

Overdose

Hoje estou entre o “viralizou na internet”, que – infelizmente – é o novo “homem morde cachorro” do jornalismo, e os anúncios de vagas em agências digitais que enfatizam que tem hora da fruta, mesa de sinuca, puff e pode ir trabalhar até de pijama. Sério que tem que vê isso como diferencial?

@ da vez

Tempos atrás, quando ainda era da RBS, o Diário Catarinense implantou uma boa ideia: um projeto multiplataforma chamado Trânsito 24h, com perfil no Twitter como “cabeça”, coluna no impresso, página no site e quadro na CBN-Diário. Aos poucos, o projeto foi minguando e hoje só restou o informativo da rádio, que continua usando a vinheta.

A “causa mortis” pode ser interna, por conta do enxugamento da redação, mas eu acredito que tenha sido pelo surgimento de outros perfis no Twitter muito mais ágeis em informar as condições do trânsito em Santa Catarina.

Exemplo disso é o @pista_limpa, que se tornou referência no compartilhamento da situação das estradas às vezes com tweets próprios, outras vezes com RTs de perfis da área como o da Arteris, concessionária que administra a BR-101 no estado, além de informações enviadas por seus seguidores. Como prova da relevância conquistada pela equipe do Pista Limpa é que eles frequentemente são citados pelos âncoras da CBN-Diário no momento do Trânsito 24h.

#ArquivoPrimeiroDigital

Como dá para ver no rabisco acima, o assunto blogs em alta seria originalmente parte desta edição, com destaque para os blogs de esporte do UOL. Mas a contratação do correspondente Jamil Chade serviu de gancho para uma análise mais ampla. Já leu? Não? Está aqui.

Mapa Mental é a coluna de notas e insights do Primeiro Digital. Sempre às terças, uma nova edição.

Todas as colunas.