Série do Primeiro Digital destaca iniciativas digitais de Santa Catarina

Padrão

O Primeiro Digital inicia a partir de hoje uma série batizada de “Iniciativas Digitais SC”, que tem o objetivo de destacar novos projetos digitais independentes, criados por jornalistas aqui em Santa Catarina.

A ideia é mostrar iniciativas na linha de sites como o Informe Blumenau e o Farol Reportagem, ambos já destacados aqui no blog. Entre os projetos mapeados para a série estão sites, blogs e newsletters. Em comum, a vontade dos colegas de empreender no digital, de experimentar formatos, nichos, públicos, modelos de negócio e plataformas.

Os criadores dos projetos serão questionados sempre em três aspectos:

  • A motivação para criar o projeto;
  • O propósito do projeto; e
  • O desafio enfrentado para criação e manutenção do projeto.

Confira a primeira iniciativa digital.

SC Inova: Site quer ajudar a descobrir projetos inovadores em Santa Catarina

Para inaugurar a série, o Primeiro Digital destaca o site SC Inova, iniciativa do jornalista Fabrício Rodrigues, lançada em 2017. No site, Fabrício, que possui experiência com o setor de tecnologia como integrante da equipe da Dialetto, faz a cobertura de temas relacionados à inovação em Santa Catarina. A pauta inclui histórias de inovadores e acompanhamento de eventos, além de artigos de opinião.

A seguir, Fabrício conta a motivação, o propósito e o desafio de empreender com o SC Inova.

A motivação para criar o projeto

Fabrício Rodrigues – O SC Inova é resultado de uma série de anseios pessoais que se acumulavam há algum tempo: a vontade de voltar a ter um projeto editorial (fui editor de vários sites, revistas corporativas, produzi até programas de música e podcast de humor); a oportunidade de usar no jornalismo online alguns conceitos de comunicação e marketing digital que tenho acompanhado de perto; e o desejo de falar sobre todo esse movimento de inovação que vem se consolidando em diversas cidades de Santa Catarina nos últimos anos. Eu tinha reservado o domínio scinova.com.br há um ano, mas ainda não tinha definido um projeto ou um formato para o site.

A chama definitiva veio no início deste ano, após escrever dois textos no LinkedIn Pulse analisando o anúncio da chegada do Peixe Urbano a Florianópolis e o acelerado calendário de eventos de inovação no estado. Os dois textos tiveram um repercussão impressionante e me mostraram que aquele era o timing exato para dar sequência ao projeto SC Inova. Em exatos dois meses, já tinha a identidade visual e o site praticamente pronto e os primeiros textos já produzidos, foi quando dei a largada, oficialmente no dia 10 de maio.

O propósito do projeto

Fabrício Rodrigues – O propósito é cobrir – e ajudar a descobrir – as iniciativas de inovação e empreendedorismo em Santa Catarina. E não estou falando apenas da inovação tecnológica, mas especialmente da inovação no desenvolvimento de pessoas, de projetos e serviços, mostrando a ascensão da economia criativa. O foco é contar histórias de quem faz a diferença, inspirando outros leitores e ajudando a criar conexões que fortaleçam o mercado e a qualidade de vida em Santa Catarina.

Desde que li, em 2009, “A Ascensão da Classe Criativa”, livro de Richard Florida sobre o que faz as cidades se tornarem polos de inovação social, tecnológica e cultural, fiquei fascinado pelo assunto. E quis restringir o site às iniciativas catarinenses por uma série de motivos: sou catarinense, natural de Criciúma (mas moro há 20 anos em Florianópolis) e percebo um enorme vácuo entre o que acontece no estado e os que as pessoas fora daqui sabem ou conhecem dele. Trabalho com assessoria de imprensa há 12 anos, sempre divulgando empresas catarinenses, e percebo na pele a dificuldade de convencer veículos de outros estados – e especialmente do eixo SP/Rio – sobre pautas e iniciativas locais.

Então, o SC Inova é o resultado disso: a vontade de retomar um projeto editorial com o propósito de contar as histórias (de pessoas, empresas, coletivos etc) sobre inovação em Santa Catarina. Por isso, trato cada texto como uma reportagem mais densa, aprofundando ao máximo cada assunto.

O desafio enfrentado para criação e manutenção do projeto

Fabrício Rodrigues – O principal desafio é a viabilidade do SC Inova enquanto produto editorial. Primeiro é preciso consolidar uma audiência relevante para o site, de forma que ele possa se tornar uma plataforma mais ampla sobre a inovação desenvolvida em Santa Catarina, apoiando e/ou realizando eventos e conectando pessoas. Eu comecei sozinho, investindo o que pude de recursos para criar um MVP (produto mínimo viável) e colocá-lo na rua.

O SC Inova pode crescer se ele for reconhecido como um veículo relevante para pessoas, entidades, empresas, universidades etc. Tenho certeza que pautas não faltam, assim como pessoas que acreditam no propósito e no potencial do site – mas viabilizar um projeto editorial digital é sempre um desafio, especialmente nessa época de recessão econômica. Mas talvez toda essa dificuldade seja o combustível necessário para tocar o projeto adiante.

SC Inova: www.scinova.com.br


Compartilhe sua iniciativa digital com o Primeiro Digital.

Nome*

E-mail*

Nome e link do projeto*

Assunto*

Motivação, propósito e desafio do projeto*

 

Você tem alguma informação ou comentário para acrescentar a este conteúdo?