Este ano completo 25 anos de profissão (jornalista / profissional da informação), sendo que 15 só trabalhando com internet (mas não me peça para configurar e-mail, ok?). Vou escrever a respeito mais adiante (os desafios dos 15 anos…), mas faço menção a essa efeméride pessoal para destacar um assunto que gosto muito: a força dos blogs.
Laboratório e cartão de visitas
Minha entrada no universo digital foi por a partir do blog, o Coluna Extra, no Blogspot, lançado em maio de 2004 e que mantive atualizado por dez anos. Foi meu laboratório e meu cartão de visitas para as oportunidades que conquistei desde então (ouvi uma vez de um entrevistador numa seleção “tu és o cara do blog, né?”, sem considerar o trabalho que tinha na época). Do que aprendi mexendo com blog (HTML raiz…), montei protótipos que serviram de peça de convencimento para a criação de produtos (por exemplo, a área de notícias do site da revista Empreendedor, em 2004, nasceu assim, sendo meu trabalho como editor online).
Por isso, tenho uma forte relação com o formato por tudo o que desenvolvi a partir da compreensão da sua importância e praticidade, e também das vezes que ajudei outros colegas a se tornarem blogueiros (meus amigos devem se lembrar da experiência com o +D1). E agora, fico muito contente que passado tanto tempo não só da minha vivência com blogs, mas do próprio surgimento dos primeiros provedores de blogs, o formato esteja em alta e sendo supervalorizado.
Peça essencial no inbound marketing
Para começar, é um canal essencial para as estratégias de inbound marketing. Sem blog, ficando só com redes sociais, ou com blog esculhambado, capenga e mal configurado, nenhuma empresa consegue construir autoridade e conquistar uma posição relevante nas buscas do Google (aqui e aqui têm textos meus sobre isso nos blogs da Infomídia e da Vocali).
Além disso, o mercado de blogs é onde estão as oportunidades para os jornalistas que estão passando pelo funil e migrando para o marketing digital. É uma porta de entrada que pode facilitar o ingresso em uma nova área de atuação com características muito próprias (já ouviu falar em Yast SEO, por exemplo?).
Empolgado com o UOL
Já no jornalismo, de uns tempos para cá, tem sido até empolgante acompanhar (como leitor, jornalista, blogueiro…) o movimento que o UOL vem fazendo para fortalecer sua blogosfera no esporte, na política, economia, ciências e comportamento e no entretenimento.
Além de já contar com nomes como Juca Kfouri, Paulo Vinícius Coelho, Mauro Beting, Josias de Souza, Maurício Stycer e Chico Barney, o UOL anunciou nesta sexta-feira (22) a contratação de Jamil Chade, repórter dos mais competentes, sediado em Genebra, com passagem marcante pelo Estadão na cobertura especialmente das falcatruas relacionadas à FIFA e de temas ligados à ONU.
Chade estreia no UOL dias depois da chegada de Mauro Cesar Pereira, comentarista dos canais ESPN e que se destaca por sua postura crítica sobre o que acontece dentro e fora dos gramados. Um golaço do UOL também pela forte atuação de Pereira nas redes sociais, em especial no Twitter, onde defende seus pontos de vista e lida muito bem com haters sem receio de distribuir blocks quando necessário.
O que o público quer
Esse investimento do UOL em blogs tem relação com o que se vê nas mídias digitais atualmente, como já escrevi aqui quando falei sobre a estratégia do NSC Total em valorizar colunistas. O público de internet busca informação, mas principalmente opinião com a qual possa concordar, reforçando sua própria opinião sobre determinado assunto, ou simplesmente para destilar todo o seu ódio (recalque, segundas intenções…).
O UOL está entregando o que o público quer: conteúdo de qualidade, baseado em análises e na grife do blogueiro. Isso converte em engajamento e audiência e contribui para a estratégia de gerar mais receita ao oferecer produtos diferenciados e de referência. E pode acrescentar no pacote a dinâmica do formato que ajuda a dar agilidade na publicação de conteúdo e assim manter sempre “aquecida” a relação com os leitores. Que mais sites e portais façam a mesma opção do UOL e coloquem mais blogs no menu.
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