Quem acessa o Facebook do Beto Carrero World encontra basicamente banners promocionais e avisos de novas atrações. Mas no dia 17 de dezembro, a timeline do parque de diversões, localizado em Penha (SC), publicou uma imagem fora do seu padrão.
Trata-se da ilustração reproduzida acima, que remete à abertura do Mar Vermelho, tendo o mapa de Santa Catarina e a fachada do parque no horizonte, numa menção ao nome do governador do estado, Carlos MOISÉS. É um agradecimento a ele pelas medidas de flexibilização adotadas nos últimos dias em relação à pandemia do coronavírus.
O post gerou comentários e interações negativas. Muitos viram desrespeito com as vítimas da Covid e seus familiares. Outros consideraram o posicionamento “horrível” e questionaram se quem autorizou a postagem está imune e não perdeu amigos e parentes para o coronavírus.
Mas a maior crítica ocorreu por querer fazer graça em cima de uma decisão do governo catarinense que não bate com a realidade que Santa Catarina vive atualmente. É o pior momento da Covid desde o início da pandemia, com o temor de aumento no número de casos (e mortes) por causa da vinda de turistas (liberada, sem restrição) para as festas de fim de ano e para a temporada de verão.
Ou seja, o pessoal do marketing do Beto Carrero World achou uma boa ideia ser “engraçadinho” justo neste clima e com o governo do estado, na figura do governador Moisés, recém-recolado no cargo, afrouxando muito o combate à Covid-19 e passando vergonha em rede nacional.
É tudo uma questão de empatia, caso a empresa ou sua agência digital não tenha o especialista em VDM (Vai Dar Merda) no expediente. Mas como o post ainda está no Facebook, tudo leva a crer que a direção do Beto Carrero World pouco se importou com as críticas.
Deboche
Estou entre os que criticou a publicação no Facebook. Considerei um deboche diante da curva de casos, de mortes e de leitos ocupados. “Libertai SC”?
Triste tratar de um assunto sério dessa forma. Se foi ideia de uma agência ou do social media da empresa, uma vergonha a mais pela falta de tato e noção, e pela tentativa fuleira de lacrar.
Não precisa sair do padrão para celebrar uma notícia que considera boa para o negócio. Basta informar.