sábado, maio 25, 2024
HomeSobre o PDBem-vindo ao Primeiro Digital

Bem-vindo ao Primeiro Digital

Sejam todos bem-vindos ao Primeiro Digital, meu novo endereço na internet. O PD nasce para dar continuidade ao que fiz durante muito tempo no Coluna Extra, que é acompanhar, experimentar e compartilhar ferramentas, tendências e ideias relacionadas ao universo digital, com foco no jornalismo, nas redes sociais, na curadoria de conteúdo e no uso da internet pelos jornalistas. Se no Coluna Extra, estes assuntos eram uma parte do conteúdo, agora são o foco principal.

A decisão de criar o Primeiro Digital não é nova. Já era uma ideia que vinha amadurecendo e que foi reforçada pela minha passagem pelo Grupo RIC por quase quatro anos e pelos conhecimentos adquiridos em 2014 durante o Master em Jornalismo Digital, curso conceituado do IICS, em parceria com a Universidade de Navarra (Espanha).

Veja mais sobre minha trajetória profissional na página Quem sou eu.

O nome Primeiro Digital é uma menção direta ao conceito digital first, que sugere que determinados assuntos devem ser publicados primeiro na internet (acidentes, trânsito, polícia, esportes, coletivas…). Mas aqui também quer dizer que o digital é protagonista. Não anda sozinho, que fique claro. Mas é parte importante no jornalismo e na comunicação de um modo geral.

É como na história dos Três Mosqueteiros. Athos, Portos e Aramis têm suas habilidades, suas competências. Mas precisam de um quarto mosqueteiro para liderá-los. O digital é o D’Artagnan entre os veículos de comunicação: um por todos e todos por um!

É este o conceito que buscarei tratar neste espaço – o caminho sem volta do digital, em paralelo com a convergência com as demais mídias. Neste sentido, vou compartilhar aqui conteúdo que fomente ideias, tendências, decisões. Postarei notícias, entrevistas, reportagens, artigos, dicas de leitura, links recomendados, resenhas de livros, informes de cursos, além de coberturas especiais de eventos relacionados à mídia digital.

Também pretendo escrever sobre modelos de negócios, economia criativa, empreendedorismo, design thinking e outros temas que mostrem um caminho autossustentável para o desenvolvimento de produtos e serviços baseados em conteúdo digital.

Por falar nisso, comercialmente, o PD contará com banners do Google Adsense e conteúdo patrocinado (que será sempre identificado e terá suas regras publicadas e divulgadas).

Veja na página Para Anunciar.

Além disso, obviamente, o PD também será o canal para a divulgação do menu de serviços que eu presto na área de mídia digital.

Veja na página Para Contratar.

Por fim, como não poderia deixar de ser, o Primeiro Digital também tem formato mobile diferenciado, onde é possível compartilhar conteúdo via WhatsApp clicando no ícone do serviço de mensagem e escolhendo para qual número ou grupo deseja enviar o link do post.

Outras seções e funcionalidades serão sendo lançadas no decorrer dos próximos dias. Mais uma vez, fica o convite para que acompanhem e participem do Primeiro Digital comentando e compartilhando também suas ideias. Também espero receber mensagens de colegas jornalistas divulgando o que estão fazendo na internet.

Para enviar artigos e sugestões de pauta e de links, escreva para alexandre@primeirodigital.com.br.

Siga no Twitter e no Facebook.

Participe do Mural e deixe seu recado.

Vote na enquete.

Acesse o fórum PD Lab no Facebook.

Alexandre Gonçalveshttp://www.primeirodigital.com.br/alexandregoncalves
Jornalista, especializado em produção e gestão de conteúdo digital (portais, sites, blogs, e-books, redes sociais e e-mails) e na criação e coordenação de produtos digitais, atuando no Jornalismo Digital e no Marketing de Conteúdo.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Jorge Torres on As capas que “falam”
Vera Lucia Pires Goulart on O suicídio nas redes sociais
Bruno Allemand on O suicídio nas redes sociais
Fábio Célio Ramos on O suicídio nas redes sociais
vivi bevilacqua on O suicídio nas redes sociais
Affonso Estrella on O suicídio nas redes sociais
Luís Meneghim on O suicídio nas redes sociais