Batizada de Digital News Initiative (DNI), o Google anunciou uma parceria com oito veículos europeus para inovar o jornalismo on-line. Com um fundo de 150 milhões de euros, a ação conta com a participação do jornal francês Les Echos; os alemães Frankfurter Allgemeine e Die Zeit; os britânicos Financial Times e The Guardian; o espanhol El País; o italiano La Stampa e a empresa holandesa NRC Media; bem como algumas entidades da área, European Journalism Centre (EJC), Global Editors Network (GEN) e a International News Media Association (INMA).
Leia a reportagem completa no Portal Imprensa.
O professor Ramón Salaverria, da Universidade de Navarra, entrevistado pelo Portal Imprensa para a reportagem, publicou em seu site a íntegra do ping-pong com a repórter Gabriela Ferigato.
E no Facebook, a professora e pesquisadora Ana Brambilia publicou um comentário instigante sobre a iniciativa do Google:
“Instant Article do FB, DNI do Google, Twitter em sua própria natureza… Reconheçamos: o jornalismo será uma operação de empresas de tecnologia. Elas têm grana para bancar a produção editorial, da qual precisam para gerarem valor agregado (que é o que fazemos). Sem melindres nem puritanismo. Não seria o fim, mas um belo renascimento do jornalismo. 😉 Que acham?”
Eu acho ótimo, Ana. E vocês?