Notícia falsa sobre túnel em Florianópolis usa imagem de jornal carioca

Padrão

Uma notícia falsa circulou nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp dizendo que o túnel Antonieta de Barros, em Florianópolis, havia sido fechado por bandidos armados. Muita gente acreditou porque estão sendo registrados seguidos tiroteios em diferentes pontos da capital catarinense.

Mas como conta o jornal Hora de Santa Catarina, quem espalhou a notícia do fechamento usou áudio, mas também uma foto ou um frame de câmera de segurança afirmando ser do túnel de Florianópolis. Só que a imagem é, na verdade, de uma reportagem do jornal Extra, do Rio de Janeiro, publicada em setembro de 2016.

Quem espalhou a foto tomou o cuidado de apagar a data e também a marca do jornal no alto do vídeo.

Veja o print do site do Extra.

Veja o print da imagem que circulou como sendo do túnel de Florianópolis.

Por mais que os veículos sejam mais criteriosos com o conteúdo que circula nas redes sociais, é impossível acreditar que notícias falsas deixem de surgir com frequência. Primeiro porque sempre haverá gente interessada (seja por qual motivo for) em criar e espalhar esse tipo de coisa. É por zoeira ou está a serviço de alguém, de algum grupo?

E segundo porque as pessoas realmente tem a sensação de que estão e são bem informadas pelas redes sociais e pelo WhatsApp. É uma mutação muito piorada daquela máxima de uns anos atrás que dizia que “se está na internet é porque é verdade”. Isso porque ficou muito mais fácil espalhar freneticamente o conteúdo pelo WhatsApp. Mais calma nessa hora, pessoal.

Leitura recomendada:

Manual de Verificação

As rachaduras na ponte

O episódio lembra outra notícia falsa espalhada sobre Florianópolis, em 2015, e que também envolvia uma reportagem do Extra.  Dizia o conteúdo falso, ilustrado por uma foto bem fechada, que uma das pontes de Florianópolis estava com rachaduras. A imagem, no entanto, não era nem da Ponte Pedro Ivo nem da Ponte Colombo Salles, mas sim da Ponte Rio-Niterói, como mostrava a reportagem do Extra.

Você tem alguma informação ou comentário para acrescentar a este conteúdo?