sexta-feira, abril 19, 2024
HomeConteúdoNotícia falsa sobre túnel em Florianópolis usa imagem de jornal carioca

Notícia falsa sobre túnel em Florianópolis usa imagem de jornal carioca

Uma notícia falsa circulou nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp dizendo que o túnel Antonieta de Barros, em Florianópolis, havia sido fechado por bandidos armados. Muita gente acreditou porque estão sendo registrados seguidos tiroteios em diferentes pontos da capital catarinense.

Mas como conta o jornal Hora de Santa Catarina, quem espalhou a notícia do fechamento usou áudio, mas também uma foto ou um frame de câmera de segurança afirmando ser do túnel de Florianópolis. Só que a imagem é, na verdade, de uma reportagem do jornal Extra, do Rio de Janeiro, publicada em setembro de 2016.

Quem espalhou a foto tomou o cuidado de apagar a data e também a marca do jornal no alto do vídeo.

Veja o print do site do Extra.

Veja o print da imagem que circulou como sendo do túnel de Florianópolis.

Por mais que os veículos sejam mais criteriosos com o conteúdo que circula nas redes sociais, é impossível acreditar que notícias falsas deixem de surgir com frequência. Primeiro porque sempre haverá gente interessada (seja por qual motivo for) em criar e espalhar esse tipo de coisa. É por zoeira ou está a serviço de alguém, de algum grupo?

E segundo porque as pessoas realmente tem a sensação de que estão e são bem informadas pelas redes sociais e pelo WhatsApp. É uma mutação muito piorada daquela máxima de uns anos atrás que dizia que “se está na internet é porque é verdade”. Isso porque ficou muito mais fácil espalhar freneticamente o conteúdo pelo WhatsApp. Mais calma nessa hora, pessoal.

Leitura recomendada:

Manual de Verificação

As rachaduras na ponte

O episódio lembra outra notícia falsa espalhada sobre Florianópolis, em 2015, e que também envolvia uma reportagem do Extra.  Dizia o conteúdo falso, ilustrado por uma foto bem fechada, que uma das pontes de Florianópolis estava com rachaduras. A imagem, no entanto, não era nem da Ponte Pedro Ivo nem da Ponte Colombo Salles, mas sim da Ponte Rio-Niterói, como mostrava a reportagem do Extra.

Alexandre Gonçalveshttp://www.primeirodigital.com.br/alexandregoncalves
Jornalista, especializado em produção e gestão de conteúdo digital (portais, sites, blogs, e-books, redes sociais e e-mails) e na criação e coordenação de produtos digitais, atuando no Jornalismo Digital e no Marketing de Conteúdo.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Jorge Torres on As capas que “falam”
Vera Lucia Pires Goulart on O suicídio nas redes sociais
Bruno Allemand on O suicídio nas redes sociais
Fábio Célio Ramos on O suicídio nas redes sociais
vivi bevilacqua on O suicídio nas redes sociais
Affonso Estrella on O suicídio nas redes sociais
Luís Meneghim on O suicídio nas redes sociais