GloboEsporte.com cria “mapa de curtidas” dos times brasileiros no Facebook

Padrão

Em parceria com o Facebook, o GloboEsporte.com está lançando um mapa que aponta quais os times tem mais curtidas na rede social criada por Mark Zuckerberg. Conforme o portal de esportes do Globo.com, o levantamento analisou dados das páginas dos clubes que receberam mais curtidas nas cidades de todo o Brasil. “É um retrato de curtidas – não uma pesquisa de torcida. Mas traz uma visão interessante sobre a distribuição geográfica dos times”, escreveu o jornalista Gustavo Poli, executivo do portal, em seu perfil no Facebook. E como o Poli disse também, deu trabalho.

Como está na área de Perguntas e Respostas do Mapa, “uma equipe de cientistas de dados do Facebook, localizada em Menlo Park, Califórnia, Estados Unidos, reuniu em maio 54 milhões de ‘curtidas’ (like, no original, em inglês) — ícone acionado pelos usuários da rede social às páginas oficiais de 43 clubes brasileiros. A empresa também forneceu o dado de localização, exibido no Facebook no item “cidade atual”. As informações permitem identificar quais são os municípios e estados com o maior percentual de simpatizantes a um ou outro determinado clube. É importante ressaltar: não foram partilhadas informações pessoais, como nome, idade, gênero, entre outras atividades na rede” (saiba mais).

No ranking total, o Flamengo lideram o mapa em mais cidades, seguido pelo Corinthians. Veja a lista.

Flamengo: 2.639 cidades
Corinthians: 1.489 cidades
Grêmio: 644 cidades
Cruzeiro: 561 cidades
Bahia: 81 cidades
Sport: 53 cidades
Atlético-PR: 27 cidades
Internacional: 16 cidades
Outros: 55 cidades

Com o uso de cores, o mapa mostra a incidência dos times por estado. E passando o mouse sobre o mapa é possível ver dados dos quatro primeiros colocados por cidade. Mas se quiser aprofundar a navegação, o torcedor por ainda ver os dados totais por cidade ou por time, escrevendo no campo “Escolha uma equipe e/ou uma cidade e veja qual sua influência no Brasil”.

Grande sacada do GloboEsporte.com. Ficou show de bola. Conteúdo bem produzido, diferente, informa, diveta e mexe com o público, com a rivalidade das torcidas. Pena que meu time não lidera o ranking na minha cidade…Mas nada que um esforço extra dos torcedores não resolva. 🙂

Acesse o mapa e divirta-se!

Screenshot_4