Blumenau em clima de Oktoberfest e de novidades no jornalismo digital

Padrão

Blumenau já está vivendo toda a animação com a edição 2017 da Oktoberfest, a maior festa alemã do Brasil. Mas neste mês de outubro, a cidade catarinense também está em clima de novidades no jornalismo digital.

Começando pelo Informe Blumenau, que no final de setembro completou dois anos, que preparou uma cobertura especial para esta edição da Oktober. Primeiro, com a Repórter Frida, criação da jornalista Liliane Machado, que fez sucesso na RICTV Record e que migrou para a internet, via Informe Blumenau, seguindo a tradição de acompanhar toda a animação nas ruas e na Vila Germânica.

A outra atração do IB para a cobertura especial é o HiFritz, o chatbox que tira dúvidas sobre a Oktoberfest. O robô tem página própria, mas também está integrado ao endereço do Informe Blumenau. É só abrir a janela do chat no canto inferior direito da tela, receber as boas vindas e fazer perguntas do tipo “Como chegar à Vila Germânica?”. O HiFritz é uma parceria do Informe Blumenau com a empresa de tecnologia HiMaker.

 

Por fim, quem já acompanha o Informe Blumenau desde o começo pode conferir que o site passou por algumas mudanças no layout e ficou muito mais vistoso e atrativo. Comercialmente, o site também apresenta novidades, com mais anunciantes e projetos comerciais. E o portal Meu Voto Vale, de acompanhamento do trabalho dos vereadores de Blumenau segue de vento em popa, segundo o comandante do Informe Blumenau, meu amigo e xará Alexandre Gonçalves.

Acesse: www.informeblumenau.com.br

Blumenau ganha novo site hiperlocal a partir do dia 10

A outra novidade do jornalismo digital de Blumenau em outubro tem data para chegar: dia 10, próxima terça-feira. É quando entra no ar o site O Município Blumenau, um projeto que nasce a partir do jornal O Município, de Brusque, com mais de 60 anos de existência, em parceria com profissionais tarimbados na área da comunicação na cidade da Oktober.

Fico particularmente feliz com a iniciativa de O Município por conhecer de perto o trabalho que vem sendo feito por toda a equipe. Acompanhei o desenvolvimento do novo site, estive no lançamento como um dos palestrantes convidados e tenho compartilhado informalmente ideias com a direção e com os colegas de redação do jornal.

É um case a ser observado muito por causa do perfil e da visão dos jornalistas – a maioria jovens e nativos digitais – e pelas ações tomadas, que estão levando O Município para outro nível. Este novo “endereço” em Blumenau é exemplo disso.

E para contribuir ainda mais com este momento de O Município, no comando editorial do novo site de Blumenau estará o jornalista Evandro de Assis, que integrou a equipe que anos atrás renovou o Jornal de Santa Catarina, o Santa, então pertencente ao Grupo RBS. “O noticiário da cidade na internet está fragmentado”, escreve Assis em post de lançamento da página do novo site no Facebook. “Vamos ajudar a organizar as conversas sobre Blumenau e reduzir o impacto de notícias falsas e da opinião rasa, sem argumentos”.

Acesse: www.omunicipioblumenau.com.br (a partir de 10 de outubro)

Oportunidades para novas iniciativas

As ações do Informe Blumenau e a chegada de O Município reforçam justamente um cenário que destaquei no Primeiro Digital quando a então RBS TV, em vias de virar NSC TV, decidiu mudar seus telejornais da hora do almoço nas sucursais (leia: Quem ganha quando uma TV abre mão do local).

A redução do espaço para o conteúdo local abriria oportunidades para que projetos de jornalismo como o Informe e O Município conquistem espaço junto ao público da cidade. E isso parece ser tão certo quanto a animação das milhares de pessoas que vão passar pela Vila Germânica em mais uma Oktoberfest.

Prosit! (pro jornalismo também!)

Você tem alguma informação ou comentário para acrescentar a este conteúdo?