Debate sobre fake news não sai das manchetes (e isso é ótimo)

Padrão

Notícias falsas não são novidade e não foram inventadas “pela internet”. Mas vamos combinar que os usuários de redes sociais tornaram a prática muito mais comum e agressiva. E por isso, é muito bom ver o assunto estar frequentemente nas manchetes e ser tema de debates como o que acontece nesta quinta-feira, dia 24, na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina.

Trata-se da Jornada de Debates: Fake News x True News, evento promovido pela ADI (Associação dos Diários do Interior de Santa Catarina) e que vai discutir o tema sobre diferentes pontos de vista. Uma das palestras será do jornalista Rafael Martini, do OCP News, que irá abordar o tema ”Fake News Global e Jornalismo Hiperlocal”.

Eu estarei participando do evento na condição de painelista da palestra “Fake news como desafio para a indústria jornalística do interior”, que será ministrada pelo jornalista Rogério Christofoletti, também professor e pesquisador da Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC.

Acredito que o evento será uma ótima oportunidade para abordar o assunto pelo viés do localismo,  o considero sempre importante como entusiasta do jornalismo hiperlocal. Será ótimo debater o impacto da propagação de notícias falsas na esfera hiperlocal e reforçar não só os cuidados, mas também as responsabilidades dos veículos que atuam com foco no localismo.

A programação inclui também a participação de Ricardo José Roesler, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, o primeiro TRE do país a desenvolver ações relacionadas ao combate às fake news nas eleições. O jornalista William Wack também participará do evento.

As inscrições para a Jornada de Debates: Fake News x True News são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Veja a programação completa e como se inscrever no link do evento.