Jornal acerta no impresso, mas poderia explorar melhor conteúdo de leitor no site

Padrão

A edição deste fim de semana do jornal Notícias do Dia dedicou duas páginas para a publicação de um conteúdo produzido por um leitor. No total, o ND publicou 29 fotos que Giomaria de Bona fez de prédios públicos e privados, monumentos, placas e outros locais de Florianópolis que foram alvo de pichadores.

As pichações nem chegam a ser novidades para os moradores da capital catarinense. O que impressiona na versão impressa do ND é o conjunto da obra. Reunidas, as imagens de prédios como o da Alfândega, um dos mais importantes na história da cidade, causam ainda mais indignação.

Só faço dois reparos na versão publicada no site do ND:

O primeiro é que do total de fotos publicadas no impresso, apenas oito das 29 fotos foram reunidas em uma galeria. O segundo é que faltou identificar os locais das pichações (apenas uma, a que aparece fora da galeria possui legenda)..

Outra observação é que o conteúdo é do fim de semana e só hoje, no fim da tarde, é que foi publicado no site. Perdeu-se uma oportunidade de valorizar um tema que tem tudo a ver com a linha editorial do ND, muito vinculado com as coisas de Florianópolis, e com o perfil dos leitores. É um bom assunto, rico e diferenciado para um dia morto como o domingo.

Além disso, a publicação do material do leitor com o destaque que ganhou poderia ser mais explorado como gancho para que mais colaborações deste tipo fossem enviadas. Poderia até seguir no tema pichações, pedindo que leitores enviassem mais fotos de outros pontos de Florianópolis e região com o mesmo problema.

Temas como pichação de prédios públicos geram interesse e engajamento e merecem, por parte dos jornais, uma atenção especial e um tratamento diferenciado nas suas versões online.

Confira o conteúdo no site do Notícias do Dia.

 


Assine a newsletter e receba os avisos de atualização doPrimeiro Digital.