Mapa Mental 🤔 #38 | ND+ e NSC Total empatados em número de visitas

Padrão

por ALEXANDRE GONÇALVES

Nesta edição do Mapa Mental:

ND+ e NSC Total empatados em número de visitas
– G1 na janelinha do podcasts
Podcasts da Folha premiados
РO papel da desinforma̤̣o e de relatos fraudulentos
– Ainda sobre voz no RD Summit
– Por falar em voz: testando o Audima


ND+ e NSC Total empatados em número de visitas

O ND+ e o NSC Total, principais portais de notícias e vídeos de Santa Catarina, fecharam o mês de outubro empatados em número de visitas. De acordo com a ferramenta Similarweb, que exibe e compara dados da audiência de sites, os dois somaram 4,6 milhões de visitas.

O ND+, do Grupo RIC (Record), vem de uma curva ascendente nos últimos meses, segundo os dados do Similarweb. Em julho, as visitas somaram 2 milhões. O conteúdo do ND+ inclui reportagens e colunas do jornal Noticias do Dia e agências, além de vídeos da RICTV Record.

Como curiosidade, o segundo termo mais pesquisado no Google que leva ao ND+, segundo o Similarweb, é “notícias grátis de Santa Catarina”. O acesso ao ND+ é gratuito, não pede nenhum cadastro, diferente do NSC Total, fechado para assinantes.

Já o NSC Total, que reúne os conteúdos dos sites do Grupo NSC (Diário Catarinense, Santa, A Notícia, CBN Diário, NSC TV…), tinha 3,8 milhões de visitas em junho, chegou a 5,3 milhões em setembro antes dos mesmos 4,6 milhões do ND+ em outubro, conforme o Similarweb.

A conferir se a queda foi pontual (ND pode ter “bombado” com algum conteúdo fora da curva, “viral”) ou é reflexo do fechamento do conteúdo para assinantes. Além disso, outubro foi o mês de encerramento das edições impressas dos quatro jornais do NSC no dia 25, o que pode ter impactado em ajustes na rotina de produção e publicação de conteúdo. Em novembro, com a nova rotina assimilada e com a promessa de mais investimento em conteúdo feita quando do anúncio do fim dos impressos, o resultado do NSC Total poderá ser de alta.

G1 na janelinha do podcasts

Quando a Globo anunciou seu pacote de podcasts no G1, o tom das reportagens foi de cartilha, com o beabá do formato sendo detalhado como se fosse uma novidade ou passasse a existir a partir daquele momento. Virou piada e ainda não se tem notícia de um grande campeão de audiência da podosfera brasileiro ser do G1.

Por enquanto, o grande feito é ser o primeiro resultado na busca pela palavra podcasts no Google, levando o amigo internauta, como diria Galvão Bueno, para o conteúdo que explica “o que são podcasts”.

g1 podcasts

Podcasts da Folha premiados

A produção de podcasts da Folha de S.Paulo, que inclui o excelente Café da Manhã, recebeu o prêmio Mídia do Ano na categoria digital, concedido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). “Ao longo de 2019, em meio a uma vasta oferta de podcasts no mercado, a Folha de destacou ao consolidar um portfólio de programas neste formato, incorporado a ele os seus princípios éticos, estéticos e técnicos”, diz em nota a Aberje.

O prêmio foi entregue em evento na sexta (15).

Ouça os podcasts da Folha.

O papel da desinformação e de relatos fraudulentos

Ouça a entrevista/debate do programa Estúdio CBN com o jornalista Eugênio Bucci e a coordenadora de campanhas da Avaaz Laura Moraes sobre o papel da desinformação e de relatos fraudulentos na sociedade brasileira. Bucci afirmou que das muitas maneiras de promover a desinformação, uma das mais perigosas é o ataque aberto contra veículos de comunicação. Laura falou sobre o alcance das notícias falsas na internet e crescimento da prática em período eleitoral.

Ouça.

Ainda sobre voz no RD Summit

Como destaquei no agente POD, o podcast do Primeiro Digital, o conteúdo e a busca por voz foram o grande assunto no RD Summit 2019. Para reforçar essa minha impressão, a equipe de conteúdo da Resultados Digitais, promotora do RD, publicou um post que é um verdadeiro guia para entender a pesquisa por voz, indicando ações para atender esse novo hábito, além de indicadores de que este é um caminho sem volta.

Por exemplo, “em 2020, a ComScore estima que 50% das buscas online serão feitas por meio da pesquisa por voz”. Leia o post completo no blog da RD.

Resumão de tendências para 2020

Aproveite a visita ao blog da Resultados Digitais e confira também o post do meu amigo Bruno Volpato com um resumo das 8 principais tendências do marketing digital 2020, a partir do que foi dito nas palestras do RD Summit. Voz e humanização em destaque mais uma vez. Leia o post completo no blog da RD.

Por falar em voz: testando o Audima

Ativei aqui no Primeiro Digital o plugin da startup brasileira Audima, na sua versão gratuita que fornece a leitura de posts de forma automatizada. No começo de cada post, você encontra um player para ouvir o  texto lido pelo robô (ou o Ricardo ou a Vitória, “parentes” da moça do Google).

No vídeo abaixo você confere mais sobre o Audima e se tiver um blog, vale avaliar a possibilidade de adotar o post áudio também. Além de inclusivo, é funcional e favorece o ranqueamento do Google por ajudar a aumentar o tempo de permanência do visitante, reduzindo a taxa de rejeição.

Se ouvir esse ou outro post do Primeiro Digital, me conta o que achou?

Primeiro Digital no seu WhatsApp

Entre no Grupo Primeiro Digital e receba atualizações direto no seu WhatsApp. Clique aqui para entrar. 🚪

Entre no Grupo e receba as atualizações por WhatsApp

 

Mapa Mental é a coluna de notas e insights do Primeiro Digital. Sempre às terças (hoje, publicado no sábado) uma nova edição.

Todas as colunas.


Receba as atualizações por e-mail. Saiba como.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *