Bot no WhatsApp reúne informações e curiosidades culturais de Florianópolis

Padrão

por ALEXANDRE GONÇALVES

Em 2020 estive envolvido na gestão de conteúdo de um novo produto digital: a Estimada, o bot cultural de Floripa, que está sendo lançada nesta semana, inicialmente com campanhas nas redes sociais.

Trata-se de um chatbot acessado pelo WhatsApp que reúne uma série de informações e curiosidades sobre cultura, tradições, lugares, passeios, gastronomia, fatos e personagens históricos de Florianópolis.

O projeto é criação do publicitário Rafael Bittencourt, e faz parte de um arco de iniciativas para a promoção “não apenas do destino, mas da identidade da cidade” sob a marca Floripa.com. E foi desenvolvido com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Floripa, via Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.

Foi criado em 2018, aprovado no edital em 2019 e deveria ter sido lançado no ano passado, mas por causa da pandemia acabou sendo adiado.

É o primeiro projeto que coordeno neste formato e usando uma plataforma de atualização de chatbots. E o desafio foi justamente entender a lógica da conversa entre o bot e o usuário e, a partir disso, oferecer um conteúdo de qualidade com a maior profundidade possível.

Diferente do uso que os bots têm como parte do Serviço de Atendimento ao Cliente de sites de empresa, ondes as respostas são curtas e diretas, a Estimada “fala” (no sentido figurado, sempre bom lembrar 😉) mais que o homem da cobra, o que faz dela uma verdadeira enciclopédia sobre assuntos de Florianópolis. E acessível gratuitamente na tela do smartphone.

Mais de 400 verbetes

Receber o convite do Rafael Bittencourt para trabalhar com a Estimada me deixou imensamente feliz por diferentes motivos. Além do desafio profissional de incluir um novo formato ao portfólio, o projeto tem foco em conteúdo local – quase uma obsessão, se você acompanha o Primeiro Digital  ̶– , e sobre temas que são relevantes e marcantes para quem, como eu, nasceu em Florianópolis.

Foi um mergulho na história da cidade –  a minha, dos meus pais, dos meus amigos… –  que rendeu.

Só nesta etapa inicial são mais de 400 verbetes em texto, com uso de links externos para conteúdos complementares (como vídeos e localizações) divididos em cinco grandes temas: Cultura, Tradições, Lugares Históricos, Passeios e Memória. Novos conteúdos deverão ser agregados nos próximos meses.

Equipe da pesada

E mais um motivo de satisfação: não estive sozinho no projeto. Para a produção do conteúdo, montei uma equipe de redatores com experiência e vivência na área cultural de Florianópolis:

🤖 Dariene Pasternark (ex-editora do caderno Plural, do Notícias do Dia);

🤖 Marcos Espíndola (ex-colunista de cultura do Diário Catarinense);

🤖 Daniel Silva (editor do Rifferama, site referência da música de Santa Catarina); e

🤖 Ulysses Dutra (jornalista e músico).

Essa equipe da pesada também contou com a colaboração do jornalista Rodrigo Stüpp, criador do Guia Manezinho, projeto premiado e que é referência no compartilhamento de fatos e lugares importantes da cultura e da história de Florianópolis.

Chama no Whats

Para conversar com a Estimada, “chama no Whats” com acesso fácil pelo link estimada.floripa.com. Ao clicar, será aberta a caixa para envio de uma mensagem para iniciar a conversa com o bot.

E para acompanhar as atualizações para participar com sugestões de novos verbetes, tirar dúvidas ou compartilhar com a Estimada fotos e lembranças sobre a cidade, siga no Instagram @estimada.floripa.

2 comentários sobre “Bot no WhatsApp reúne informações e curiosidades culturais de Florianópolis

  1. Silvana Rocha

    Que bacana ter nas mãos todas estas informações de fontes tão respeitadas, a cultura da nossa Catarina estimada merece!
    Um abraço e segue reto toda vida! Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *