Os dois últimos eventos que participe sobre jornalismo foram as aulas do ISCOM com os professores Jacques Mick (“Quem financia a mídia social?”) e Ana Brambilla (“Microjornalismo colaborativo”). Em comum, Mick e Ana enfatizaram a distância entre os veículos e o público. E é sobre isso que venho pensando, estudando, lendo e rabiscando. Essa distância pode ser encurtada de diversas maneiras, sempre com o veículo como o agente de mudança. Se não rever produtos, processos, de modelos e posturas, o público ficará cada vez mais longe.
Sobre esse assunto, na minha lista de leitura estão livros sobre design thinking, criatividade, modelo de startups, marketing digital, Beatles, Marvel e Star Wars. Mas meu foco no momento está em entender os hábitos de quem consome notícia. A ideia é simples como mostram os rabiscos abaixo (também leio sobre “Desenhando Negócios” e modelo Canvas). A fonte é o livro O Poder dos Hábitos, que dicas muito boas para entender hábitos pessoais e profissionais, mas também de negócios/organizações.
O autor trabalha com o conceito do “loop dos hábitos”. Os rabiscos que fiz tentam seguir essa linha. Fiz cinco loops: um para o leitor de mídia tradicional, um para o de jornal popular, um para o de Facebook, e dois para o de sites. O objetivo é visualizar o que motiva o consumo (a deixa), como é o consumo (a rotina) e o que o leitor ganham ao consumir (a recompensa). No meio do loop, o anseio (todos por informação, com exceção do jornal popular que coloquei o colecionável como anseio).
São rabiscos, pontos de partida para pensar mais a respeito, analisar cenários e encontrar possíveis alternativas.
No da mídia tradicional, o loop mostra o que talvez seja o indicativo do problema da distância com o público: o carimbo da marca não é mais tão importante e agora a informação chega por todos os lados até mesmo se o leitor não fizer qualquer tipo de movimento (ir até a banca, sentar em frente à TV, assinar o jornal ou a revista…).
No caso do jornalismo digital, coloquei dois loops que considero exemplares como os sites de review e de “como fazer”. Escolhi esses dois tipos de sites porque acredito que uma das recompensas que o leitor possa querer seja a ajuda (informação) para experimentar, fazer ele mesmo.
Que outros loops podemos criar para o jornalismo digital tendo a notícia como foco? Mais deixas para motivar o leitor? Outras rotinas? Ou recompensas melhores e mais atrativas? Rabisque nos comentários.
Seguem meus rabiscos.
Loop de hábito do público da mídia tradicional
Loop de hábito do leitor de jornal popular
Loop de hábito do usuário de redes sociais
Loop de hábito do leitor digital
Loop de hábito do leitor digital