Os dois últimos eventos que participe sobre jornalismo foram as aulas do ISCOM com os professores Jacques Mick (“Quem financia a mídia social?”) e Ana Brambilla (“Microjornalismo colaborativo”). Em comum, Mick e Ana enfatizaram a distância entre os veículos e o público. E é sobre isso que venho pensando, estudando, lendo e rabiscando. Essa distância pode ser encurtada de diversas maneiras, sempre com o veículo como o agente de mudança. Se não rever produtos, processos, de modelos e posturas, o público ficará cada vez mais longe.
Sobre esse assunto, na minha lista de leitura estão livros sobre design thinking, criatividade, modelo de startups, marketing digital, Beatles, Marvel e Star Wars. Mas meu foco no momento está em entender os hábitos de quem consome notícia. A ideia é simples como mostram os rabiscos abaixo (também leio sobre “Desenhando Negócios” e modelo Canvas). A fonte é o livro O Poder dos Hábitos, que dicas muito boas para entender hábitos pessoais e profissionais, mas também de negócios/organizações.
O autor trabalha com o conceito do “loop dos hábitos”. Os rabiscos que fiz tentam seguir essa linha. Fiz cinco loops: um para o leitor de mídia tradicional, um para o de jornal popular, um para o de Facebook, e dois para o de sites. O objetivo é visualizar o que motiva o consumo (a deixa), como é o consumo (a rotina) e o que o leitor ganham ao consumir (a recompensa). No meio do loop, o anseio (todos por informação, com exceção do jornal popular que coloquei o colecionável como anseio).
São rabiscos, pontos de partida para pensar mais a respeito, analisar cenários e encontrar possíveis alternativas.
No da mídia tradicional, o loop mostra o que talvez seja o indicativo do problema da distância com o público: o carimbo da marca não é mais tão importante e agora a informação chega por todos os lados até mesmo se o leitor não fizer qualquer tipo de movimento (ir até a banca, sentar em frente à TV, assinar o jornal ou a revista…).
No caso do jornalismo digital, coloquei dois loops que considero exemplares como os sites de review e de “como fazer”. Escolhi esses dois tipos de sites porque acredito que uma das recompensas que o leitor possa querer seja a ajuda (informação) para experimentar, fazer ele mesmo.
Que outros loops podemos criar para o jornalismo digital tendo a notícia como foco? Mais deixas para motivar o leitor? Outras rotinas? Ou recompensas melhores e mais atrativas? Rabisque nos comentários.
Seguem meus rabiscos.
Loop de hábito do público da mídia tradicional

Deixa = carimbo da marca do veículo
Rotina = ir até a mídia (compra o jornal na banca ou fica em frente à TV e rádio)
Recompensa = fica sabendo
Loop de hábito do leitor de jornal popular

Deixa = preço
Rotina = coleciona e cola selos na cartela
Recompensa = troca e ganha os brindes
Loop de hábito do usuário de redes sociais

Deixa = acesso grátis
Rotina = acessa Facebook diariamente
Recompensa = fica sabendo e ganha status na rede que possui
Loop de hábito do leitor digital

Deixa = Review, referências
Rotina = acesso site / aplicativo
Recompensa = experimentar
Loop de hábito do leitor digital

Deixa = como fazer
Rotina = acesso site / aplicativo
Recompensa = fazer, experimentar