Título exaltação

Padrão

O professor Ramón Salaverría publicou no Facebook o resultado de uma busca no site do El Pais que mostra o número de publicações que usaram “Todo lo que debes saber” no título. Curti e lembrei de um post do Coluna Extra, no dia 20 de agosto de 2011, em que brinquei com meus colegas dos sites de esportes pela uso frequente da palavra “exalta” nos títulos:

Fãs do “exalta”

Uma busca no Google confirma: o pessoal dos sites de esportes gosta muito de escalar o verbo“exaltar” nas manchetes. E não só em situações especiais, como a conquista de um título. Fatos comuns do dia-a-dia do esporte, principalmente do futebol, são “exaltados” com grande frequência.

Como “prova”, fiz uma busca por “exalta” no GloboEsporte.com e no ESPN.

No GloboEsporte.com, a busca retornou 1.867 resultados.

No ESPN, a busca mostrou 568 resultados.

Inspirado pelo post do professor repeti a experiência. Desta vez, busquei resultados por “exalta” no GloboEsporte.com, no ESPN e também no Lancenet.

GloboEsporte.com: 165.000 resultados

ESPN: 182.000 resultados

Lancenet: 184.000 resultados

 

fe22f85e61af811f1f3474d015ee06fe

Assim como o “exalta” nos sites esportivos, outras expressões como “faz sucesso nas redes sociais” ou “aponta estudo” também aparecem com frequência nos títulos de portais e sites. Faça o teste. Será falta repertório ou falta de imaginação dos editores?

 

Você tem alguma informação ou comentário para acrescentar a este conteúdo?