GloboEsporte.com comemora 10 anos com conteúdos especiais relembrando momentos importantes do portal

Padrão

por ALEXANDRE GONÇALVES

O GloboEsporte,com, portal de conteúdo esportivo do Globo.com, completa 10 anos de existência nesta quinta-feira (23). Para marcar a data, o portal preparou três especiais que destacam momentos importantes de sua trajetória.

Uma década de GloboEsporte.com

Uma década de histórias

Relembre furos, grandes reportagens e coberturas especiais

Inegável o papel do GloboEsporte.com no desenvolvimento do jornalismo digital brasileiro. Dita moda, como o mosaico de escudos dos times que ajuda o torcedor a encontrar com facilidade as notícias do seu time.

Entre os serviços prestados pelo portal também está o maior cuidado na apuração de informações publicadas por atletas e personalidades do esporte nas redes sociais, ainda que de forma indireta. Como no caso que registrei no Coluna Extra, em agosto de 2009, quando o GloboEsporte.com publicou uma notícia baseada numa declaração de um falso perfil de Gustado Kuerten no Twitter. Reproduzo o post original abaixo, publicado em 18 de agosto de 2009.

GloboEsporte.com leva bola nas costas de Twitter falso de Guga 

No embalo da boa fase do Avaí no Brasileirão, o Globoesporte.com deu destaque na capa (ao lado) para um post publicado no Twitter por @gugakuerten sem checar se o perfil é mesmo do tenista Gustavo Kuerten e não um perfil falso. E como o perfil é falso, deu no que deu: uma barrigada exemplar nestes tempos de “ansiedade twitteira”.

Junto com uma imagem do perfil, o Globoesporte.com escreveu:

Outro esportista a aderir a moda do Twitter, comunidade de microblogs, o ex-tenista Gustavo Kuerten não perde a chance de postar comentários sobre o Avaí, seu clube de coração. Nesta terça-feira, o tricampeão de Roland Garros chegou até a pedir a presença do meia Marquinhos, o Galego, na seleção brasileira.

 

Quem acompanha os posts do @gugakuerten desde o início, como o jornalista Rodrigo Dalmônico, do blog Deixadinha, já sabia que o perfil não era oficial. E o que aconteceu hoje, além de um erro básico do GloboEsporte.com, foi uma barrigada coletiva já que outros sites e blogs acabaram reproduzindo a nota sobre Guga pedindo o meia Marquinhos na Seleção.

Por causa da repercussão sobre o tweet do perfil fake, Clarissa Machado Santos, assessora da Guga Kuerten Participações, distribuiu a seguinte nota pra a imprensa:

GUGA NÃO POSSUI TWITTER
Para evitar futuros problemas de comunicação informo que o tenista Gustavo Kuerten não possui twitter. Como identificamos um perfil falso do Guga no twitter gostaríamos de esclarecer que estamos tomando as providências necessárias para excluir a conta, registrada indevidamente em nome de Guga Kuerten.
Atenciosamente,

Clarissa Machado Santos
Assessora de Imprensa
GUGA KUERTEN PARTICIPAÇÕES
INSTITUTO GUGA KUERTEN

O site publicou uma errata logo depois, mas deixou no ar que a culpa era do perfil fake e não um erro de apuração de sua equipe.

Errata: Gustavo Kuerten não tem Twitter

Falso perfil do ex-jogador de tênis divulgou uma mensagem pedindo a convocação de Marquinhos, do Avaí, para a seleção brasileira

Ao contrário do que publicamos na tarde desta terça-feira, o ex-tenista Gustavo Kuerten não tem perfil no Twitter. Guga teria pedido a convocação do meia Marquinhos, do Avaí, para a seleção brasileira. O ex-atleta é torcedor do Alviceleste. De acordo com a assessoria de imprensa de Guga, “a informação não procede”.

“Para evitar futuros problemas de comunicação informo que o tenista Gustavo Kuerten não possui twitter. Como identificamos um perfil falso do Guga no twitter gostaríamos de esclarecer que estamos tomando as providências necessárias para excluir a conta, registrada indevidamente em nome de Guga Kuerten” – diz o comunicado.

Logo depois desse episódio, o dono do perfil falso repassou o @gugakuerten para seu verdadeiro dono e segue sendo usado com empolgação pelo Guga e sua equipe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *