7 cuidados básicos quando o assunto é conteúdo digital

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Escrever e editar na plataforma digital não foge muito do que se aprende na faculdade de jornalismo. De diferente mesmo é que a distribuição do conteúdo também passa pelas mãos do jornalista. Ainda assim, entre os muitos cuidados que se deve ter ao publicar ou distribuir um conteúdo de site ou blog, considero sete deles como básicos e que precisam ser sempre observados e, se possível, jamais esquecidos. Publicarei os sete em sete posts diferentes no decorrer desta e da próxima semana até para facilitar a discussão sobre cada um deles. O primeiro tópico da série é Título.

Título

Não torça o nariz quando ouvir que você precisa escrever também para o Google. É a regra do jogo. Ainda mais em sites que sejam vinculados a veículos de outras mídias. Títulos na internet têm características específicas e precisam ser atraentes, mas também muitas vezes autoexplicativos com informações que ajudem o leitor a se situar sobre o assunto em questão. É quase um lead de uma frase.

Ter o nome da cidade ou do estado, por exemplo, é uma regra clássica. Usar “capital” e “estado” deveria ser proibido por decreto porque ainda hoje muitos sites cometem este erro. Imagine a reação do leitor ao ler uma manchete tipo “Chuva forte na Capital alaga mercado público” ou “Estado confirma mais de 50 casos de dengue em uma semana” na lista de últimas de um site. Ou ainda, encontrar esta manchete compartilhada numa rede social.

Justificar a falta de informação no título como estratégia para chamar atenção pode servir para sites de fofocas. “Famoso ator global é visto estacionando seu carro no Leblon acompanhado de loira misteriosa” serve para gerar barulho e olhe lá. Vai que a loira misteriosa é irmã do ator global. É preciso sim uma dose de precisão e objetividade também nos títulos para prestar um bom serviço para o leitor e também para as buscas do Google.

Pense sempre em como o leitor acompanha o noticiário pela internet. A ideia é de que ele vai até a capa do site e passa o mouse pela barra de rolagem atrás de uma notícia específica já não cola. Ele vai buscar pela palavra-chave no Google e nas redes sociais. Títulos precisam ter referências, sempre. Se o Neymar marca três gols numa partida, use o nome do Neymar no título. Se quem marcou três foi um reserva do Barcelona, cite o nome do Barcelona no título (“Reserva entra e marca três na vitória do Barcelona pela Liga dos Campeões”).

Título precisa ter palavras-chave sobre o assunto do texto. Já vi título de duas palavras em sites de notícias. Não é assim que deve ser nem mesmo quando o conteúdo é de uma coluna ou blog. Tem que dizer alguma coisa no título. “Volta triunfal” serve muito bem para uma reportagem de revista. Mas para internet tem que ir além das duas palavras. Tem que dizer pelo menos quem e como está sendo essa volta triunfal. “Disco novo dos Beatles bate recorde de vendas e alcança o topo das paradas dos Estados Unidos e da Europa”. Isso sim é uma volta triunfal.

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