Mapa Mental 🤔 #6 | Descaso no marketing digital; e mais

Padrão

por ALEXANDRE GONÇALVES

Descaso no marketing digital

Ano passado escrevi para o blog da Vocali um texto sobre maturidade digital. O tema surgiu da constatação de que nem todas as empresas estão preparadas para o investimento em marketing digital. Investem, mas não poderão obter todos os benefícios das ações porque não se preocupam com “detalhes” como inserir o Google Analytics para medir os acessos e medir o interesse dos visitantes. Bizarro, mas verdadeiro.

Escrever para o Google

Mas o pior exemplo de descaso com o marketing digital pude conferir mais recentemente. Uma empresa passou por mudanças radicais na equipe de marketing, fez escolhas ruins sobre as ferramentas de automação (cortaram o RD Station sem dó nem piedade) e na hora de dar uma atualizada geral no site cometeram o maior erro de todos: eliminaram todos os posts publicados que educavam o cliente sobre aspectos relevantes do negócio e também respondiam perguntas feitas sobre a empresa no Google.

Jogar fora todo conteúdo publicado trará muitos prejuízos. Além de andar para trás na estratégia de marketing digital e deixar de atender aos interesses dos clientes, o maior de todos será a punição do Google por causa de tantos cliques que levarão a lugar nenhum. Pena que existam empresas dispostas a perder tamanha oportunidade proporciona pelo marketing digital.

Teoria nerd

No mundo real, existem as fake news. Já no universo paralelo da cultura pop, existem as teorias. Não chegam a ser mentiras, mas sim ideias com fundamentos dos mais variados sobre o que poderá acontecer no próximo filme de super-heróis, como “Vingadores: Ultimato”, que estreia em 25 de abril.

Buscam referências em brinquedos, em filmes anteriores, nos quadrinhos… E é impressionante a criatividade de quem cria as teorias e do quanto isso mexe com os fãs. Bom exemplo de como gerar engajamento, mas a ansiedade pelo lançamento de um blockbuster como o filme dos heróis da Marvel gera alguns exageros como muitas chamadas com “diz teoria” passando pela timeline.

Podcast no NSC Total

Fora do Tom é o podcast do NSC Total, lançado no último dia 21, com o comando do comentarista político Upiara Boschi e participação de convidados (no primeiro episódio, foram a designer Aline Silva e o comentarista esportivo Chico Lins).

Ouça a primeira edição.

A conferir os próximos episódios e a evolução do canal, especialmente em termos de distribuição (por enquanto apenas no Soundcloud).

Link na bio

Adotei o Linktr.ee como “link na bio” no Instagram do Primeiro Digital. E o que isso significa? É que ficará mais fácil conferir as novidades mais recentes do blog, mas também alguns conteúdos extras, mais antigos, mas que considero relevante. Veja em http://linktr.ee/primeirodigital.

@ da vez

O comentarista Mauro Cesar, da ESPN e do UOL, além de opiniões contundentes sobre o futebol brasileiro também tem uma postura combativa no Twitter. “Maurão” no @maurocezar não leva desaforo para casa e denuncia e bloqueia torcedores que usam a rede social para distribuir ofensas.

No caso mais recente, um twitteiro flamenguista mandou Mauro Cezar para aquele lugar. O comentarista rebateu questionando se na empresa onde o ofensor trabalha era estimulado xingar as pessoas por discórdia sobre futebol. Detalhe: o nome da empresa constava no perfil do torcedor e Mauro Cezar o citou em sua postagem.

Resultado: o rapaz foi demitido. É o jeito duro de ensinar que, como lembra o comentarista, internet não é terra sem lei. O UOL Esporte detalha o caso.

Postei e sai correndo

O que os jornais têm para vender?

Mapa Mental é a coluna de notas e insights do Primeiro Digital. Sempre às terças, uma nova edição.

Todas as colunas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *