Uma resposta sobre blogs

Padrão

Dos arquivos do Coluna Extra, meu primeiro blog, encerrado em maio de 2014 após dez anos, reproduzo uma resposta minha para uma reportagem sobre credibilidade dos blogs publicada na edição de outubro de 2007 da Revista Making Of (que hoje é um site aqui de Florianópolis). O Orkut era a nossa rede social na época e os blogs ainda tinha “cara de novidade” e uma relevância que foi reduzido com o avanço de Twitter e, principalmente, do Facebook, mas que parece ter recuperando espaço tanto no jornalismo (principalmente nas áreas da política, do esporte e do entretenimento) quanto no marketing (inbound marketing, marketing de conteúdo…). Acredito que minha resposta de quase oito anos atrás seja atual e ainda faça sentido :). Ou não?

Que conselho você daria a um blogger para que ele tenha credibilidade? Ou o que você considera fundamental para dar credibilidade a esse tipo de página na internet?

Alexandre Gonçalves – Essa é uma questão curiosa porque credibilidade na blogosfera pode ter múltiplas aplicações. Existem blogs que têm credibilidade porque apostam na polêmica, por exemplo. Expressam opiniões que muitas vezes beiram a intolerância, mas encontram eco nos leitores que deixam comentários no mesmo nível. Outros blogs têm credibilidade porque usam diversas possibilidades para rentabilizar o blog. E é claro que há o caso de blogueiros que conquistam credibilidade pela qualidade do que publicam. E esses ainda são a grande maioria e incluem blogs profissionais, como os especializados no Google, ou blogs clássicos, onde o blogueiro transforma o que acontece no seu cotidiano em posts.

No meu caso, eu acredito que a credibilidade do Coluna Extra venha da minha proposta de encarar o blog com profissionalismo e de ser produtor e roteador de conteúdo. Ou seja, eu publico textos e entrevistas produzidas por mim exclusivamente para o blog, mas também faço o “meio de campo”, eventualmente com minha opinião, sobre algo que li em outros blogs e sites que considero do interesse dos leitores do Coluna. Somado a isso, mantenho uma atualização freqüente e publico muitos “posts de serviços” (com dicas de novos sites, novas funções de serviços).

Publicado originalmente no Coluna Extra em 10 de outubro de 2007

3d-text-1-1244484-639x570