Criando podcast: Dia Internacional do Podcast, números e reflexões

Padrão

por ALEXANDRE GONÇALVES

Hoje, 30 de setembro, é o Dia Internacional do Podcast, uma data criada nos Estados Unidos em 2013, inicialmente como Dia do Podcast. Se tornou “internacional” no ano seguinte e manteve o objetivo de ser uma data para celebração e divulgação de podcasts – mais ou menos com o Dia do Blog, comemorado em 31 de agosto.

Por aqui, o dia de hoje é de alegria e agradecimento.

Números e reflexões

Ontem, como contei nas minhas redes sociais, o episódio 10 do agente POD, o podcast do Primeiro Digital, ultrapassou a marca das 500 reproduções (está perto das 600!). Fiquei duplamente feliz, pelo número, claro, mas também pelo tema do episódio: novidades do jornalismo digital de Santa Catarina, onde falo dos portais ND+ e NSC Total e destaco ainda o jornalismo hiperlocal de O Município de Brusque.

O episódio encerrou a primeira temporada do agente POD. Meu plano era iniciar a segunda em setembro, mas optei por esperar, apesar da lista de pautas recheada. Não me animei com o modelo gravar usando Google Meet, Zoom ou outro aplicativo de vídeo. O formato – que também está na TV – tem me cansado, na verdade.

Além disso, a qualidade da internet (alô, Claro-NET!) tem deixado a desejar aqui na minha região. E é muito frustrante quando rola uma conversa e você precisa dedicar mais horas para editar e, por vezes, perder o fluxo das ideias por causa dos cortes e remendos que é obrigado a fazer.

Queria mesmo era conversar pessoalmente com as pessoas. Mas sou #JornalistadeMáscara, estou em home office  por causa da Covid-19 e prefiro continuar assim até que tenhamos uma vacina.

Mas para outubro, pretendo dar início à segunda temporada do agente POD animado com os números e também pelos temas que ainda podem ser explorados no podcast.

Meus podcasts favoritos

Neste Dia Internacional do Podcast, compartilho abaixo os meus podcasts favoritos.

🎙️ Hoje Sim, o podcast do narrador Cleber Machado

🎙️ O Assunto, o podcast de maior sucesso do g1, comandando pela jornalista (e ótima âncora) Renata Lo Prete

🎙️ Café da Manhã, o podcast de notícias da Folha de S.Paulo

🎙️ Esquizofrenóias, o podcast sobre saúde mental de Amanda Ramalho

🎙️ Braincast, o podcast “raiz” do site B9

🎙️ Toque de Mídia, do trio de jornalistas criciumenses Andressa Fabris, Kaki Farias e João Pedro Alves

🎙️ UOL Vê TV, o podcast do UOL sobre televisão


Compartilhe nos comentários quais os seus podcasts favoritos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *