Hacker deixa mensagem anti-Estado Islâmico no Primeiro Digital

Padrão


Por ALEXANDRE GONÇALVES

Por três vezes nesta segunda-feira o Primeiro Digital foi hackeado. Dois posts – os mais recentes sobre o evento do comScore e o estudo da Kantar IBOPE Media sobre mídias sociais – foram invadidos e modificados. No lugar do conteúdo que escrevi apareceu uma mensagem de apoio às forças peshmerga (escrito na mensagem “peshmarga”) da região do Curdistão, no Iraque, e fazendo menção anti-ISIS (Estado Islâmico).

Os peshmerga são um grupo curdo armado e de elite, que combate pelo Curdistão e reivindica a criação de um Estado para os seus cidadãos, que estão espalhados por territórios atribuídos ao Iraque, à Síria e à Turquia. Tem mais de 200 000 militantes, onde se incluem homens e mulheres.

Os peshmerga têm sido uns dos mais duros inimigos do Estado Islâmico, desde que o grupo explodiu na cena internacional no último mês de Junho aterrorizando o mundo com participações em várias frentes de guerra e decapitações de ocidentais.

Diante da invasão, apaguei os posts e republiquei os conteúdos. Tomei o cuidado de adotar a mesma URL para evitar maiores prejuízos para quem já havia visto a divulgação dos posts nas redes sociais.

O acesso ao blog pode ter ocorrido por uma brecha deixada por algum plugin do WordPress desatualizado. Fiz as atualizações e também troquei a senha mais uma vez. Por enquanto, as medidas foram suficientes para evitar uma nova invasão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *