Rifferama: um blog com propósito

Padrão

Nesta terça-feira (2), o histórico Teatro Álvaro de Carvalho, no Centro de Florianópolis, será palco do primeiro Festival Rifferama com shows das bandas catarinenses Capim, Parafuso Silvestre e Orquestra Manancial da Alvorada. Estarei na plateia para acompanhar não somente um espetáculo musical, mas principalmente uma celebração que marca o aniversário de cinco anos, recém-completados, do blog Rifferama, do jornalista Daniel Silva.

Sou suspeito para falar do baita trabalho que o Daniel vem fazendo porque o blog nasceu dentro do projeto RIC Mais, que gerenciei entre 2011 e 2015 no Grupo RIC (Notícias do Dia e TV Record), em Santa Catarina. Ele sempre me cita nas datas festivas do Rifferama, mas tudo o que fiz foi abrir espaço na estrutura do RIC Mais e incentivar o Daniel a colocar sua ideia em prática.

Tudo o que ele conquistou nestes cinco anos, já fora do Grupo RIC e atuando de forma independente, é fruto de uma virtude que admiro muito: mais do que uma linha editorial, o Rifferama tem um propósito, que é dar cobertura e espalhar a música que é produzida em Santa Catarina. É isso que o Festival desta terça também irá comemorar.

O blog virou referência muito pelo trabalho incansável do Daniel de registrar lançamentos, por exemplo, que ele sempre festeja em seu Facebook (só em 2018, já são 100 desde janeiro), e por conseguir reunir um grande número de colaboradores para a produção de resenhas, o que dá pluralidade de estilos e opiniões (tive a satisfação de ser escalado para escrever uma das resenhas; esta aqui).

O Rifferama ainda não virou a chave para se tornar também um blog lucrativo. Mas tendo um propósito repetido em alto e bom som, o Daniel tem mais possibilidades de atrair investidores e patrocinadores. Acredito nisso porque é cada vez mais raro encontrar um canal digital, em meio a todo caos que se vive hoje, que sabe exatamente o que quer comunicar.

Parabéns, Daniel, e vida longa ao Rifferama.

“Curte a playlist, curte a playlist…”

E além de convidar quem está em Florianópolis para assistir aos shows no TAC nesta terça (ingressos aqui), fica o convite para curtir e conferir a playlist que o Daniel criou uma playlist no Spotify que tem quase 600 músicas de Santa Catarina.