Que feio, Catraca Livre…

Padrão

por ALEXANDRE GONÇALVES

Não escrevo mais sobre copia e cola, como prometi publicamente a mim mesmo aqui no Primeiro Digital. Mas não posso deixar de me solidarizar com os meus colegas do ND Online, o site do jornal Notícias do Dia de Joinville.

Vou dar o contexto e reproduzir o que disseram no Facebook os colegas Bruno Volpato e Eduardo Mira, ambos do ND.

O contexto

Os repórteres Drika Evarini e Fabrício Porto, do ND Joinville, produziram uma reportagem (texto e foto) sobre a história de uma menina de 5 anos, portadora de leucemia que queria realizar o sonho de se formar. Bela história (leia aqui). Dois sites copiaram e colaram o texto e a foto. Um é o Razões para Acreditar e o outro o Catraca Livre. O primeiro cita a fonte (como se isso resolvesse) e o Catraca, mesmo sabendo da fonte, copiou a cópia. E para um site com o tamanho e a fama de “ser do bem” como é o caso do Catraca Livre fica feio demais copiar e colar conteúdo.

Veja o que disseram os colegas do ND sobre o assunto

Bruno Volpato:

O site Razões para Acreditar, certamente repleto de boas intenções, roubou conteúdo e fotografia de uma matéria no ND…

Posted by Bruno Volpato on Quarta, 28 de outubro de 2015

Eduardo Mira:

O Catraca Livre é o tipo do site politicamente correto, como os vários que pululam na internet ultimamente. É feito por…

Posted by Eduardo Mira on Quarta, 28 de outubro de 2015

Acrescento o comentário da jornalista Mariju Lima, também do ND:

“Não adianta citar a fonte na última linha da matéria e dar crédito na foto para disfarçar que “chupou” conteúdo de outro veículo. Ninguém do site Catraca Livre ou do Razões para Acreditar entrou em contato com os autores dessa matéria, produzida e publicada pelo ND Joinville, para usar as imagens e o conteúdo. O material está na rede para ser compartilhado, não para ser reeditado e usado em espaço patrocinado de outros veículos. O mínimo de respeito ao trabalho dos colegas é o que se espera.”

Leia e compatilhe o link original.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *