Uma conversa sobre migrar para o digital em tempos analógicos

Padrão


Por ALEXANDRE GONÇALVES

Ao lado do meu amigo Rogério Mosimann, da agência Infomídia, participei do segundo episódio do podcast eXanalógicos, em que conversamos sobre nossas experiências no universo do jornalismo e do marketing digital desde o final dos anos 90.

O eXanalógicos é uma iniciativa da amiga Mariana Baima, da agência Primeira Via, com objetivo de trocar experiências e abrir espaço para os desafios e conquistas da transformação digital da Geração X, dos nascidos entre 1960 e 1980.

No papo com ela, Mosimann e eu contamos como ingressamos no digital quando ainda vivíamos uma época muito mais analógica.

Mosimann lembrou do que precisou fazer na Universidade Federal de Santa Catarina para conseguir colocar um site de conteúdo em 1994. E como foi aprender uma nova plataforma num cenário onde não havia o Google e era quase zero o acesso à informações sobre como fazer (como os tutoriais que existem aos montes no YouTube).

E eu, falei dos meus dois momentos iniciais na internet:

A criação da Alex Informa, uma newsletter sobre marketing entre 1999 e 2001 (que terminou com 500 assinantes e gerou minha visão do jornalista como profissional da informação); e

A criação do Coluna Extra, oficialmente meu primeiro blog em 2004, que marca minha migração da mídia impressa para a mídia digital.

Também falamos sobre nossas rotinas e nossas visões sobre carreira, inquietude e busca por conhecimento e oportunidades.


Confira a descrição e ouça o episódio.

No final dos anos 90, dois jornalistas inquietos e com o DNA digital na veia começaram a desbravar o que a tal de internet poderia trazer. Criaram sites, blogs e newsletters. Destrincharam o HTML, fizeram revista digital e não pararam de fuçar sempre novas possibilidades.

Nesse papo leve e delicioso com Alexandre Gonçalves e Rogerio Mosimann, vamos entender porque os dois estão sempre em versão beta: pivotando, registrando ideias no “trello de papel” e reavaliando modelos e possibilidades de trabalho nesse mundo digital.

Siga o ExAnalógicos nas redes sociais:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *