Abertas as inscrições para curso online gratuito sobre técnicas do jornalismo de dados

Padrão

Do Knight Center:

Apresentar as principais técnicas e ferramentas utilizadas no jornalismo de dados é o foco do mais novo curso online massivo e aberto (MOOC por suas iniciais em inglês) da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, com o apoio do Google. O curso “Técnicas Básicas do Jornalismo de Dados” será oferecido em português, dos dias 3 de agosto a 6 de setembro.

Seguindo a metodologia do data pipeline, os alunos vão examinar as técnicas presentes em cada etapa do fluxo de trabalho com dados – busca, raspagem, limpeza, análise e visualização –  e aplicadas em projetos publicados por grandes redações do mundo. Ao final do curso, os participantes terão as habilidades necessárias para trabalhar com bases de dados, extrair delas análises e produzir tabelas, gráficos, mapas e diagramas usando uma variedade de softwares, ferramentas web e scripts básicos de programação.

O curso gratuito em português terá duração de cinco semanas e será ministrado pelos coordenadores da Escola de Dados, Marco Túlio Pires e Natália Mazotte, e pela repórter investigativa do jornal Houston Chronicle Lise Olsen. Os três instrutores já lideraram diversos treinamentos em jornalismo de dados no Brasil e em outros países.

Para conhecer o programa do curso e se inscrever, acesse o endereço journalismcourses.org/TBJD0815.html.

Saiba mais sobre o curso.

Você tem alguma informação ou comentário para acrescentar a este conteúdo?

Deixe uma resposta