Mapa Mental 🤔 #35 | O RD Summit que fala

Padrão

por ALEXANDRE GONÇALVES

Nesta edição do Mapa Mental:

Especial RD Summit

– O RD Summit que fala
Gary Vee vem aí
РA cultura de inova̤̣o da Amazon no RD Summit
– “Alexa, diga oi”
– Chegou a Era da Voz
Podcasts na agenda
Ouça este post


O RD Summit que fala

Nos próximos dias 6, 7 e 9, Florianópolis recebe mais uma edição do RD Summit, o maior evento sobre marketing digital da América Latina, promovido pela Resultados Digitais. A agenda do evento já está disponível para conferir os temas e palestrantes.

Estarei no RD mais uma vez, este ano numa cortesia da agência Infomídia. E como sempre faço, organizei previamente minha agenda com o que pretendo acompanhar nos três dias de evento. Tento concentrar minha atenção nas palestras e painéis relacionados a conteúdo (redes sociais, SEO, e-mail…) e depois troco ideias com os colegas que focaram em vendas e automação.

E conferindo as atrações da edição deste ano acredito que este será o RD Summit que fala. Ou seja, aposto que as palestras que tratam de conteúdo em voz serão as mais relevantes e mais reveladoras de tendências, o que rendeu esta edição temática do Mapa Mental.

O que me leva a acreditar nisso?

Gary Vee vem aí

A primeira constatação é que a grande estrela deste ano é Gary Vaynerchuk, o @garyvee, consultor e autor de livros altamente inspiradores para quem produz conteúdo e quem quer usar marketing digital em seus negócios.

Em seu livro mais recente, “Detonando”, Gary incluiu um último capítulo bônus, após falar sobre podcasts, para falar sobre Voice-First (Primeiro Voz), considerada por ele como a principal tendência para os próximos anos.

Não é uma novidade, mas tende a crescer o uso. Ele justifica sua opinião com exemplos e pelo investimento de Amazon e Google nos chamados assistentes virtuais, dispositivos ativados por voz para ajudar na rotina do dia a dia, associados ao conceito de casa inteligente, além de fornecer conteúdos informativos.

Para atestar a força da tendência, você leu nos últimos dias, a Amazon lançou seus dispositivos Echo com a Alexa, a secretaria virtual, em português. E o Google, hoje, fez anúncios sobre seu dispositivo, o Nest Mini.

A cultura de inovação da Amazon no RD Summit

O assunto Voice-First também deverá estar na pauta da palestra “Inovação Amazon”, outra atração do RD Summit 2019. O desenvolvimento de produtos e serviços como Alexa estão na pauta divulgada na agenda do evento e deverá trazer mais ingredientes para comprovar a tendência de crescimento no uso dos dispositivos de voz.

“Alexa, diga oi”

Aliás, a campanha de lançamento da linha de dispositivos Amazon Echo com Alexa em português me pegou. Estou há uma semana com um Echo Dot em casa e tem sido uma experiência das mais curiosas.

Algumas rotinas já migraram do papel para o dispositivo, como a lista de compras do supermercado, e hábitos como ligar o meu rádio Toschiba foi substituído por “Alexa, sintonize a rádio CBN”. É divertido e facilita tarefas (ligar o Spotify sem as mãos, para quem cozinha, por exemplo, é uma mão na roda).

Mas meu desafio é vivenciar a tendência e aprender os caminhos para a criação de skills, os conteúdos que a Alexa compartilha. A Amazon é bem camarada neste sentido e a plataforma de criação até para quem é leigo em desenvolvimento parece amigável.

Chegou a Era da Voz

Quem também irá falar sobre voz no RD Summit é Edney Souza, o Interney, um dos pioneiros da blogosfera brasileira. Ele irá abordar o tema “O fim da era dos likes: Conheça a era da voz”.

Pelo resumo da palestra, Edney observa um momento de transição no mercado com os likes sumindo e os dispositivos acionados por voz crescendo, é preciso trabalhar com novos conceitos. Um deles certamente é como mensurar conteúdo de voz.

Podcasts na agenda

O podcast, formato do momento, também estará em destaque no RD Summit. E bem representado por Ju Wallaur, uma das criadores do Mamilos, um dos podcasts de destaque nesta “era de ouro” do formato. Ela estará na palestra “Conexões que Transformam”, falando sobre como conquistar audiência, atrair marcas, gerar negócios e fazer jornalismo independente.

Ouça este post

Por fim, neste RD Summit que fala, haverá espaço também para o chamado Audio Marketing na palestra de Albert Hayfaz, da Vooozer, que atende a própria Resultados Digitais, entre outros clientes.

Basicamente, a Vooozer fornece versões em áudio de posts, com edição otimizada, indo além da simples gravação disponível no player, podendo ajudar a capturar leads, mediante o fornecimento de e-mail para liberação do conteúdo.

Nunca dei muita atenção para isso. Já fiz contato e um teste com o pessoal da Vooozer numa consultoria que prestei para um site de notícias e não vi um resultado na prática. Mas parece que chegou o momento de dar uma outra chance para o assunto. A conferir.

 

Mapa Mental é a coluna de notas e insights do Primeiro Digital. Sempre às terças uma nova edição.

Todas as colunas.


Receba as atualizações por e-mail. Saiba como.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *