Alexandre Gonçalves

Primeiro Digital – Qual o grande tema para discussão sobre o jornalismo digital no Brasil na atualidade? Por quê?

“Qual jornalismo devemos produzir na Internet? Quais notícias interessam às pessoas na rede? Quais conteúdos devemos produzir? Qual o limite entre a proposta de um portal sério e independente de jornalismo e o tipo de informação que as pessoas querem consumir?

Neste turbilhão de incertezas e de possibilidades para quem aposta em produzir jornalismo reflexivo, mesclando informação séria com opinião contextualizada, os caminhos contam com poucas placas de sinalização. Apesar das métricas frias e racionais que mensuram quase que instantaneamente as publicações, o processo de construção de um espaço independente de comunicação não pode ser medido apenas pelas estatísticas. Que não podem ser descartadas, para deixar bem claro.

grandes_temas_criação_sobre-free_images É preciso paciência e insistir na ocupação de um espaço, seja ele qual for e não ceder à tentação de reproduzir o conteúdo rasteiro que circula nas redes sociais. É mais fácil e aqui não julgo quem adota este tipo de produção. Não é o caso do Informe Blumenau, que busca ser reconhecido como como um produtor de conteúdo sério, com espaço para opinião próprio e para outros, buscando uma linguagem multimídia e trazendo um modelo de negócios diferenciado que o sustente.

Hoje são vários os blogs e espaços para a divulgação de notícias e muitos, muitos mesmo não são feitos por jornalistas. Não entendam esta expressão como reserva de mercado e sim como um pré-requisito importante (não o único, não soberano e nem excludente) para quem produz e consome conteúdos informativos. O que diferencia um ou outro espaço é um bem intangível chamado de credibilidade, conquistada graças a jornada dos profissionais envolvidos e ao modelo de jornalismo proposto.

Esta é a aposta que deve ser feita por quem se aventura em produzir notícia na Internet e é a minha convicção para ser referenciado como um veículo de comunicação digital sério. Não apostar no fácil, no igual, não repetir a mídia tradicional e não ceder à tentação de que tudo pode das redes sociais.

Jornalismo não é dar o que as pessoas querem, isso é entretenimento informativo. Jornalismo é questionar, cobrar, lembrar, provocar a reflexão. É construção permanente, é abertura de espaços, pluralidade.

É apostar na construção de uma sociedade um pouco mais justa a partir da informação.”

Alexandre Gonçalves é jornalismo com ampla experiência como editor e gestor de TV e que em 2015 migrou para a internet com o site de conteúdo hiperlocal Informe Blumenau.

Veja mais opiniões em Grandes Temas para Discussão sobre Jornalismo Digital – Primeira Edição