Cesar Valente

Primeiro Digital – Qual o grande tema para discussão sobre o jornalismo digital no Brasil na atualidade? Por quê?

O grande, enorme, predominante tema (que muitos tentam colocar sob o tapete, mas não cabe), é o financiamento do trabalho jornalístico. Se olharmos com alguma calma, o jornalismo não muda ao sabor das plataformas e meios. Na essência, uma boa reportagem tem os mesmos elementos no rádio, na TV, no jornal, na revista ou online. Claro que o fato de podermos ter, num mesmo “veículo”, imagem em movimento, fotos, textos, gráficos interativos e tantos outros recursos, ajuda (a quem sabe contar histórias e tem informação relevante para compartilhar) a contar melhor sua história e informar com maior clareza e precisão. Portanto, todas as peculiaridades das plataformas e as adaptações necessárias, são coisas secundárias, diante do principal: quem paga, como se remunera, de onde sai a grana para o sempre caro, dispendioso, custoso trabalho de produzir um bom conteúdo jornalístico?

grandes_temas_criação_sobre-free_images A mudança de jornal de papel que sai uma vez por dia para jornalismo online 24/7 não é, em si, uma crise. A crise é o esfarelamento de um modelo de financiamento do jornalismo, sem que tenha surgido outra proposta consistente, viável, em substituição.

Naturalmente, não é um problema apenas brasileiro. Mas não consigo imaginar outra questão mais urgente para o jornalismo. Até porque, na falta de um modelo, os “espertos” ressuscitam, no “jornalismo digital”, com nova roupagem aética, as práticas que eram execradas no “velho jornalismo”: a picaretagem, a venda de pauta, a reportagem encomendada e outras malandragens que parecem novas, mas que são mais antigas que o Amaral Neto.

Cesar Valente é jornalista, com passagens por veículos como O Estado, EBN  (atual EBC), Gazeta Mercantil e destacada atuação como colunista e blogueiro à frente do De Olho na Capital.

Veja mais opiniões em Grandes Temas para Discussão sobre Jornalismo Digital – Primeira Edição