Conteúdo

Uma conversa sobre marketing de conteúdo: estratégias, boas práticas e tendências

Depois da conversa sobre SEO com os colegas da ACI, nesta terça-feira (20) participei como mediador de uma conversa sobre marketing de conteúdo. Promovido pela Vocali, agência aqui de Florianópolis da qual sou colaborador, o webinar Marketing de Conteúdo: Boas práticas e Tendências contou com a participação da jornalista Rachel Sardinha, diretora da Vocali, e do jornalista Bruno Volpato, editor do portal Resultados Digitais da RD Station.

Obviamente sou suspeito para falar, mas o papo rendeu uma hora de troca de muita experiência e conhecimento sobre diferentes aspectos relacionados à produção de conteúdo para empresas – do planejamento à distribuição, passando pela educação dos gestores sobre o que fazer e o que não fazer.

Para começar, lembrei que marketing de conteúdo não é novidade nem nasceu com a internet. Quem lembra do Almanaque Sadol e das receitas no verso do rótulo da lata de Leite Moça? E a internet veio para potencializar as oportunidades e democratizar o acesso ao que já se fazia no impresso e nas mídias eletrônicas como alternativa para a publicidade tradicional.

Nesse contexto e com foco na mídia digital e suas plataformas, falamos muito sobre a visão estratégica que as marcas devem ter das ações de marketing de conteúdo: o que fazer, como lidar, o que esperar, como gerenciar a ansiedade, quais compromissos deve ser assumidos, como escolher canais, formatos…

E um dos pontos que gostei muito de abordar com a Rachel e o Bruno foi a questão da flexibilidade do conteúdo. Sempre adequando ao perfil da empresa e do público-alvo, dá para fugir de fórmulas prontas e da repetição de ideias e ir além de um conteúdo excessivamente técnico ou cumpridor de tabela.

O Bruno fez isso em mais de uma ocasião no blog da RD, como lembrou a colega Sicília Vechi num feedback muito gentil sobre o webinar, usando elementos da cultura pop, por exemplo, para tratar de temas quase sempre maçantes de marketing e vendas. O conteúdo não está mais disponível, mas é mais ou menos como fiz nesse post aqui do Primeiro Digital.

Falamos para empresas, mas também tratamos da presença de jornalistas como produtores no marketing de conteúdo, tema de da microssérie Migrei, publicada aqui do blog onde entrevistei o Bruno e outros colegas sobre a mudança de área.

Para conferir a íntegra do webinar acesse o site da Vocali: www.vocali.com.br/mktconteudo

Alexandre Gonçalves

Jornalista, especializado em produção e gestão de conteúdo digital (portais, sites, blogs, e-books, redes sociais e e-mails) e na criação e coordenação de produtos digitais, atuando no Jornalismo Digital e no Marketing de Conteúdo.

Post recente

ChatGPT: De ladrão a gerador de empregos

Contrata-se profissional com experiência e domínio no uso do ChatGPT. Ainda não vi, mas acredito…

5 meses ago

Coworking Floripa: o primeiro guia de endereços e informações sobre coworking de Florianópolis

O guia Coworking.Floripa é meu mais novo projeto e é uma iniciativa independente que visa…

1 ano ago

Eleições 2022: CuraFato quer dar visibilidade ao combate às fake news

Não é de hoje que acredito na curadoria de conteúdo como uma uma iniciativa relevante…

2 anos ago

Canais no YouTube e até o Space do Twitter: a cobertura do BBB fora da casa (e da Globo)

Alguns amigos no Twitter e no Instagram provavelmente não irão ler esse texto porque silenciaram…

2 anos ago

Uma conversa sobre migrar para o digital em tempos analógicos

Ao lado do meu amigo Rogério Mosimann, da agência Infomídia, participei do segundo episódio do…

2 anos ago

Infográfico atualizado mostra o que acontece na internet a cada minuto

O Domo divulgou a edição 2021 do infográfico Data Never Sleeps que mostra o que…

3 anos ago