Redes Sociais

Não é momento para deboche

Quem acessa o Facebook do Beto Carrero World encontra basicamente banners promocionais e avisos de novas atrações. Mas no dia 17 de dezembro, a timeline do parque de diversões, localizado em Penha (SC), publicou uma imagem fora do seu padrão.

Trata-se da ilustração reproduzida acima, que remete à abertura do Mar Vermelho, tendo o mapa de Santa Catarina e a fachada do parque no horizonte, numa menção ao nome do governador do estado, Carlos MOISÉS. É um agradecimento a ele pelas medidas de flexibilização adotadas nos últimos dias em relação à pandemia do coronavírus.

O post gerou comentários e interações negativas. Muitos viram desrespeito com as vítimas da Covid e seus familiares. Outros consideraram o posicionamento “horrível” e questionaram se quem autorizou a postagem está imune e não perdeu amigos e parentes para o coronavírus.

Mas a maior crítica ocorreu por querer fazer graça em cima de uma decisão do governo catarinense que não bate com a realidade que Santa Catarina vive atualmente. É o pior momento da Covid desde o início da pandemia, com o temor de aumento no número de casos (e mortes) por causa da vinda de turistas (liberada, sem restrição) para as festas de fim de ano e para a temporada de verão.

Ou seja, o pessoal do marketing do Beto Carrero World achou uma boa ideia ser “engraçadinho” justo neste clima e com o governo do estado, na figura do governador Moisés, recém-recolado no cargo, afrouxando muito o combate à Covid-19 e passando vergonha em rede nacional.

É tudo uma questão de empatia, caso a empresa ou sua agência digital não tenha o especialista em VDM (Vai Dar Merda) no expediente. Mas como o post ainda está no Facebook, tudo leva a crer que a direção do Beto Carrero World pouco se importou com as críticas.

Deboche

Estou entre os que criticou a publicação no Facebook. Considerei um deboche diante da curva de casos, de mortes e de leitos ocupados. “Libertai SC”?

Triste tratar de um assunto sério dessa forma. Se foi ideia de uma agência ou do social media da empresa, uma vergonha a mais pela falta de tato e noção, e pela tentativa fuleira de lacrar.

Não precisa sair do padrão para celebrar uma notícia que considera boa para o negócio. Basta informar.

 

Alexandre Gonçalves

Jornalista, especializado em produção e gestão de conteúdo digital (portais, sites, blogs, e-books, redes sociais e e-mails) e na criação e coordenação de produtos digitais, atuando no Jornalismo Digital e no Marketing de Conteúdo.

Post recente

ChatGPT: De ladrão a gerador de empregos

Contrata-se profissional com experiência e domínio no uso do ChatGPT. Ainda não vi, mas acredito…

5 meses ago

Coworking Floripa: o primeiro guia de endereços e informações sobre coworking de Florianópolis

O guia Coworking.Floripa é meu mais novo projeto e é uma iniciativa independente que visa…

1 ano ago

Eleições 2022: CuraFato quer dar visibilidade ao combate às fake news

Não é de hoje que acredito na curadoria de conteúdo como uma uma iniciativa relevante…

2 anos ago

Canais no YouTube e até o Space do Twitter: a cobertura do BBB fora da casa (e da Globo)

Alguns amigos no Twitter e no Instagram provavelmente não irão ler esse texto porque silenciaram…

2 anos ago

Uma conversa sobre migrar para o digital em tempos analógicos

Ao lado do meu amigo Rogério Mosimann, da agência Infomídia, participei do segundo episódio do…

2 anos ago

Infográfico atualizado mostra o que acontece na internet a cada minuto

O Domo divulgou a edição 2021 do infográfico Data Never Sleeps que mostra o que…

3 anos ago