Podcast

Novos podcasts da NSC abordam futebol de Santa Catarina

Com o início do Catarinense 2020, a partir desta quarta (22), a NSC Comunicação lançou dois podcasts: o Na eSCuta e o Capital F.C.. Ambos sobre futebol.

O Na eSCuta é um produto da equipe do GloboEsporte.com Santa Catarina e trata do futebol catarinense de um modo geral. E a iniciativa coloca a afiliada catarinense da Globo no pacotão de podcasts que o portal esportivo oferece desde abril do ano passado. O Na eSCuta é semanal e vai ao ar todas as terças.

Ouça o Na eSCuta.

Já o Capital F.C. é produzido pelo trio de repórteres da rádio CBN-Diário: Kadu Reis, Mateus Boaventura e Ronaldo Fontana. A pauta, como sugere o nome do podcast, é focada em Avaí e Figueirense, os dois times de Florianópolis, mas a conversa pode ir longe e incluir o futebol internacional – o que acho ruim porque ser local é um diferencial.

Ou seja, melhor ser camisa 10 do Avaí ou do Figueira do que terceiro reserva de um time “grande” e nem jogar. Caberia falar do futebol amador, por exemplo, que é forte na região e não tem espaço na mídia.

Como ponto positivo, o Capital é o primeiro podcast da CBN-Diário, abrindo caminho para outros projetos e indo além de disponibilizar os áudios dos programas no site.

Ouça o Capital F.C.

Na Escuta e Capital F.C. chegam para se juntar ao Fora do Tom, o primeiro podcast da NSC Comunicação, lançado em 2019 e que está em seu 31º episódio. E também ao PodTech, o podcast do canal Tech SC, que aborda questões sobre o setor de tecnologia.

Mais podcasts

Que a experiência da NSC seja positiva e abra o caminho para outros podcasts, com outras pautas além do futebol. E que inspire também os concorrentes da chamada mídia tradicional para que invistam no formato. Quem sabe não promovem em escala local o mesmo barulho que Globo e UOL vem fazendo em escala nacional.

Na NDTV, afiliada da Record, a expectativa é que os movimentos relacionados à integração das redações da TV e do jornal, concentrando o conteúdo no ND+, incluam também o lançamento de podcasts.

Em 2019, pude colaborar produzindo, apresentando e editado o podcast do IMPAR, projeto anual da NDTV que apresenta a pesquisa sobre a marcas preferidas dos consumidores catarinenses. Foram dois episódios, lançados em novembro e dezembro, tratando de questões da pesquisa, comportamento do consumidor, tendências e perspectivas

Disponíveis no site do projeto.

Alexandre Gonçalves

Jornalista, especializado em produção e gestão de conteúdo digital (portais, sites, blogs, e-books, redes sociais e e-mails) e na criação e coordenação de produtos digitais, atuando no Jornalismo Digital e no Marketing de Conteúdo.

Post recente

ChatGPT: De ladrão a gerador de empregos

Contrata-se profissional com experiência e domínio no uso do ChatGPT. Ainda não vi, mas acredito…

6 meses ago

Coworking Floripa: o primeiro guia de endereços e informações sobre coworking de Florianópolis

O guia Coworking.Floripa é meu mais novo projeto e é uma iniciativa independente que visa…

1 ano ago

Eleições 2022: CuraFato quer dar visibilidade ao combate às fake news

Não é de hoje que acredito na curadoria de conteúdo como uma uma iniciativa relevante…

2 anos ago

Canais no YouTube e até o Space do Twitter: a cobertura do BBB fora da casa (e da Globo)

Alguns amigos no Twitter e no Instagram provavelmente não irão ler esse texto porque silenciaram…

2 anos ago

Uma conversa sobre migrar para o digital em tempos analógicos

Ao lado do meu amigo Rogério Mosimann, da agência Infomídia, participei do segundo episódio do…

2 anos ago

Infográfico atualizado mostra o que acontece na internet a cada minuto

O Domo divulgou a edição 2021 do infográfico Data Never Sleeps que mostra o que…

3 anos ago