Redes Sociais

Canais esportivos ainda não desistiram do Twitter

O SporTV e a ESPN vivem em um mundo digital à parte. As duas ainda usam o Twitter como ferramenta para interação com seus telespectadores, mesmo com a rede social cada vez mais tóxica e infestada de robôs e fake news. É o conceito da segunda tela que ainda resiste nos dois canais que chamam a participação e exibem comentários na tela.

A exibição no Redação SporTV (foto) é 100% raiz. O apresentador Marcelo Barreto, o “tiozão da internet”, como se auto-define, pareia o celular e a tela do Twitter vai pro ar. O filtro das mensagens é feito diretamente na redes social. A seleção é simples: Barreto e equipe marcam os tweets mais interessantes com uma curtida e é esta a coluna que é mostrada na TV.

Os tweets não são apenas opinativos. O público ajuda a fazer o programa compartilhando informações que tiram dúvidas ou complementam o papo entre Barreto e seus convidados.

Nos programas da ESPN, são criadas e divulgadas hashtags (tipo #linhadelargada, #linhadequinta, usadas nas edições do debate Linha de Passe). As mensagens são selecionadas e exibidas ou no rodapé ou numa arte de tela cheia, e não na tela do Twitter.

O curioso é que o assunto futebol está entre os que mais geram posts odiosos tanto quanto política. Por isso, para quem é dazantigas, é bom ver que o Twitter ainda tem serventia e SporTV e ESPN driblam haters e afins para agregar e contemplar a participação dos telescpectadores. #BolaDentro.

Alexandre Gonçalves

Jornalista, especializado em produção e gestão de conteúdo digital (portais, sites, blogs, e-books, redes sociais e e-mails) e na criação e coordenação de produtos digitais, atuando no Jornalismo Digital e no Marketing de Conteúdo.

Post recente

ChatGPT: De ladrão a gerador de empregos

Contrata-se profissional com experiência e domínio no uso do ChatGPT. Ainda não vi, mas acredito…

5 meses ago

Coworking Floripa: o primeiro guia de endereços e informações sobre coworking de Florianópolis

O guia Coworking.Floripa é meu mais novo projeto e é uma iniciativa independente que visa…

1 ano ago

Eleições 2022: CuraFato quer dar visibilidade ao combate às fake news

Não é de hoje que acredito na curadoria de conteúdo como uma uma iniciativa relevante…

2 anos ago

Canais no YouTube e até o Space do Twitter: a cobertura do BBB fora da casa (e da Globo)

Alguns amigos no Twitter e no Instagram provavelmente não irão ler esse texto porque silenciaram…

2 anos ago

Uma conversa sobre migrar para o digital em tempos analógicos

Ao lado do meu amigo Rogério Mosimann, da agência Infomídia, participei do segundo episódio do…

2 anos ago

Infográfico atualizado mostra o que acontece na internet a cada minuto

O Domo divulgou a edição 2021 do infográfico Data Never Sleeps que mostra o que…

3 anos ago