O SporTV e a ESPN vivem em um mundo digital à parte. As duas ainda usam o Twitter como ferramenta para interação com seus telespectadores, mesmo com a rede social cada vez mais tóxica e infestada de robôs e fake news. É o conceito da segunda tela que ainda resiste nos dois canais que chamam a participação e exibem comentários na tela.
A exibição no Redação SporTV (foto) é 100% raiz. O apresentador Marcelo Barreto, o “tiozão da internet”, como se auto-define, pareia o celular e a tela do Twitter vai pro ar. O filtro das mensagens é feito diretamente na redes social. A seleção é simples: Barreto e equipe marcam os tweets mais interessantes com uma curtida e é esta a coluna que é mostrada na TV.
Os tweets não são apenas opinativos. O público ajuda a fazer o programa compartilhando informações que tiram dúvidas ou complementam o papo entre Barreto e seus convidados.
Nos programas da ESPN, são criadas e divulgadas hashtags (tipo #linhadelargada, #linhadequinta, usadas nas edições do debate Linha de Passe). As mensagens são selecionadas e exibidas ou no rodapé ou numa arte de tela cheia, e não na tela do Twitter.
O curioso é que o assunto futebol está entre os que mais geram posts odiosos tanto quanto política. Por isso, para quem é dazantigas, é bom ver que o Twitter ainda tem serventia e SporTV e ESPN driblam haters e afins para agregar e contemplar a participação dos telescpectadores. #BolaDentro.
Contrata-se profissional com experiência e domínio no uso do ChatGPT. Ainda não vi, mas acredito…
O guia Coworking.Floripa é meu mais novo projeto e é uma iniciativa independente que visa…
Não é de hoje que acredito na curadoria de conteúdo como uma uma iniciativa relevante…
Alguns amigos no Twitter e no Instagram provavelmente não irão ler esse texto porque silenciaram…
Ao lado do meu amigo Rogério Mosimann, da agência Infomídia, participei do segundo episódio do…
O Domo divulgou a edição 2021 do infográfico Data Never Sleeps que mostra o que…