Categories: Conteúdo

Pelo jornalismo digital…

Curioso o que fez a Folha de S.Paulo durante o fim de semana da votação do impeachment na Câmara dos Deputados. Em vez de abrir seu conteúdo, manteve o paywall e deixou o acesso liberado apenas para assinantes. Não era um momento de exceção? Não costuma ser uma estratégia comum entre veículos que fecharam o acesso ao conteúdo? Bati na porta da Folha algumas vezes no fim de semana por conta disso (e você?).

Diferentemente da Folha, a Agência Estado, do Grupo Estado, liberou o acesso ao Broadcast Político, seu produto premium, durante todo o final de semana para que os leitores acompanhasse a cobertura da votação. Boa iniciativa.

Ainda sobre a cobertura, destaque para o conteúdo do Nexo, que está se consolidando como uma ótima opção para quem busca informação aprofundada e muito bem apresentada. Boas análises e abordagens diferenciadas, assim como o site do El País Brasil, outra “ilha” no meio digital na cobertura do momento político caótico brasileiro.

E a votação do impeachment serviu de oportunidade também para o lançamento do site Os Divergentes. Trata-se de uma iniciativa de um grupo de profissionais tarimbados na cobertura política de Brasília, que estavam no Fato Online até a crise de gestão que detonou o site. No vídeo abaixo, os jornalistas de Os Divergentes explica o projeto.

Por fim, destaque para o trabalho das agências de checagem de informação. Lupa e Aos Fatos produziram informações que ajudaram a tratar o panorama do que vivemos no fim de semana. E checar informações nunca foi tão importante como agora, como mostra a reportagem da BCC que diz que na semana da votação do impeachment 3 das 5 notícias mais compartilhadas no Facebook era falsas.

Acompanhe o trabalho da Lupa e do Aos Fatos pelo Twitter.


Alexandre Gonçalves

Jornalista, especializado em produção e gestão de conteúdo digital (portais, sites, blogs, e-books, redes sociais e e-mails) e na criação e coordenação de produtos digitais, atuando no Jornalismo Digital e no Marketing de Conteúdo.

Post recente

ChatGPT: De ladrão a gerador de empregos

Contrata-se profissional com experiência e domínio no uso do ChatGPT. Ainda não vi, mas acredito…

5 meses ago

Coworking Floripa: o primeiro guia de endereços e informações sobre coworking de Florianópolis

O guia Coworking.Floripa é meu mais novo projeto e é uma iniciativa independente que visa…

1 ano ago

Eleições 2022: CuraFato quer dar visibilidade ao combate às fake news

Não é de hoje que acredito na curadoria de conteúdo como uma uma iniciativa relevante…

2 anos ago

Canais no YouTube e até o Space do Twitter: a cobertura do BBB fora da casa (e da Globo)

Alguns amigos no Twitter e no Instagram provavelmente não irão ler esse texto porque silenciaram…

2 anos ago

Uma conversa sobre migrar para o digital em tempos analógicos

Ao lado do meu amigo Rogério Mosimann, da agência Infomídia, participei do segundo episódio do…

2 anos ago

Infográfico atualizado mostra o que acontece na internet a cada minuto

O Domo divulgou a edição 2021 do infográfico Data Never Sleeps que mostra o que…

3 anos ago