O pessoal do jornal Bild tomou uma decisão radical e que é capaz de inspirar outros veículos: o leitor que usa extensão no navegador que bloqueia a exibição de anúncios não entra mais no site do tradicional jornal alemão. Se quiser continuar acesso o Bild.de, o jeito será desativar o bloqueador ou comprar uma assinatura digital.
Segundo o site Código Fonte, a justificativa do Bild é simples: a produção jornalística precisa ser financiada para dessa forma manter a independência do veículo. Está errado o Bild? Na minha opinião, está correto. É uma aposta que pode dar certo e a primeira iniciativa que vejo no jornalismo como enfrentamento dos AdBlocks (se soube de outras, me avise). O pessoal do marketing já tinha sacado essa do bloqueio de anúncios e partiu para o marketing de conteúdo como forma de dar a volta e chegar ao leitor de uma maneira diferente do tradicional banner.
A julgar pelo post do Código Fonte, muito provável que o Bild não terá prejuízo com esta decisão. Pelo contrário. O veículo, famoso por sua linha editorial que muitas vezes apela para o sensacionalismo, marcou uma posição importante. É mais um tijolinho para a construção de um modelo de negócios para os produtos digitais.
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