Categories: Mercado Local

Leitor que usa bloqueador de anúncios não entra no site do jornal Bild

O pessoal do jornal Bild tomou uma decisão radical e que é capaz de inspirar outros veículos: o leitor que usa extensão no navegador que bloqueia a exibição de anúncios não entra mais no site do tradicional jornal alemão. Se quiser continuar acesso o Bild.de, o jeito será desativar o bloqueador ou comprar uma assinatura digital.

Segundo o site Código Fonte, a justificativa do Bild é simples: a produção jornalística precisa ser financiada para dessa forma manter a independência do veículo. Está errado o Bild? Na minha opinião, está correto. É uma aposta que pode dar certo e a primeira iniciativa que vejo no jornalismo como enfrentamento dos AdBlocks (se soube de outras, me avise). O pessoal do marketing já tinha sacado essa do bloqueio de anúncios e partiu para o marketing de conteúdo como forma de dar a volta e chegar ao leitor de uma maneira diferente do tradicional banner.

A julgar pelo post do Código Fonte, muito provável que o Bild não terá prejuízo com esta decisão. Pelo contrário. O veículo, famoso por sua linha editorial que muitas vezes apela para o sensacionalismo, marcou uma posição importante. É mais um tijolinho para a construção de um modelo de negócios para os produtos digitais.

Leia a notícia completa no site Código Fonte.

Alexandre Gonçalves

Jornalista, especializado em produção e gestão de conteúdo digital (portais, sites, blogs, e-books, redes sociais e e-mails) e na criação e coordenação de produtos digitais, atuando no Jornalismo Digital e no Marketing de Conteúdo.

Post recente

ChatGPT: De ladrão a gerador de empregos

Contrata-se profissional com experiência e domínio no uso do ChatGPT. Ainda não vi, mas acredito…

5 meses ago

Coworking Floripa: o primeiro guia de endereços e informações sobre coworking de Florianópolis

O guia Coworking.Floripa é meu mais novo projeto e é uma iniciativa independente que visa…

1 ano ago

Eleições 2022: CuraFato quer dar visibilidade ao combate às fake news

Não é de hoje que acredito na curadoria de conteúdo como uma uma iniciativa relevante…

2 anos ago

Canais no YouTube e até o Space do Twitter: a cobertura do BBB fora da casa (e da Globo)

Alguns amigos no Twitter e no Instagram provavelmente não irão ler esse texto porque silenciaram…

2 anos ago

Uma conversa sobre migrar para o digital em tempos analógicos

Ao lado do meu amigo Rogério Mosimann, da agência Infomídia, participei do segundo episódio do…

2 anos ago

Infográfico atualizado mostra o que acontece na internet a cada minuto

O Domo divulgou a edição 2021 do infográfico Data Never Sleeps que mostra o que…

3 anos ago