Conteúdo

Eleições 2022: CuraFato quer dar visibilidade ao combate às fake news

Não é de hoje que acredito na curadoria de conteúdo como uma uma iniciativa relevante diante da gigantesca produção de conteúdo em tantas e tantas plataformas.

Em um texto de 2011, no meu antigo blog, o Coluna Extra, escrevi justamente sobre isso:

Como praticante da gestão/organização de conteúdo disponível na internet, acredito que esta seja realmente uma estratégia de sucesso na (atual) internet. Não descarto a produção de conteúdo, muito pelo contrário. Mas é inegável que já existe uma quantidade imensa de posts, vídeos, fotos, etc. espalhados pelos mais diversos canais (internos e externos), que podem ter grande qualidade, mas correm o risco de cair num limbo, sem conquistar a visibilidade merecida.

Mas desde que em 2012 encerrei o Rock SC, a videoteca online de clipes de bandas catarinenses, não havia mais desenvolvido nenhuma outra iniciativa de curadoria de conteúdo. Mas vontade não faltava. E disso nasceu o CuraFato, que lancei ontem (28).

O que é CuraFato

O CuraFato é uma iniciativa independente e cidadã de curadoria, organização e compartilhamento de links para conteúdos produzidos por agências e projetos de checagem desmentindo fake news sobre as Eleições 2022.

A ideia nasceu da vontade de contribuir – mesmo que em pequena escala – para distribuição e visibilidade do trabalho das agências, fornecendo um link fixo onde seja possível ter acesso a uma compilação em constante atualização de fatos checados (e fake news desmentidas) relacionadas ao pleito de 2 de outubro.

E como escrevi no texto de apresentação nas redes sociais do CuraFato, o objetivo também é ter um link fácil de ser copiado e compartilhado, pensando também no desafio que é desfazer o estrago que uma notícia mentirosa é capaz de provocar.

O CuraFato surge como uma iniciativa individual, mas a ideia é torná-lo uma ação coletiva com a participação de outros colegas jornalistas.

O Instagram e o Twitter serão os canais de divulgação e interação do projeto que terá inicialmente o endereço linktr.ee/curafato como seu endereço principal.

Fique à vontade para seguir, curtir, interagir e, principalmente, compartilhar:

Instagram: @curafato
Twitter: @curafato
Linktree: linktr.ee/curafato

 

Alexandre Gonçalves

Jornalista, especializado em produção e gestão de conteúdo digital (portais, sites, blogs, e-books, redes sociais e e-mails) e na criação e coordenação de produtos digitais, atuando no Jornalismo Digital e no Marketing de Conteúdo.

Post recente

ChatGPT: De ladrão a gerador de empregos

Contrata-se profissional com experiência e domínio no uso do ChatGPT. Ainda não vi, mas acredito…

5 meses ago

Coworking Floripa: o primeiro guia de endereços e informações sobre coworking de Florianópolis

O guia Coworking.Floripa é meu mais novo projeto e é uma iniciativa independente que visa…

1 ano ago

Canais no YouTube e até o Space do Twitter: a cobertura do BBB fora da casa (e da Globo)

Alguns amigos no Twitter e no Instagram provavelmente não irão ler esse texto porque silenciaram…

2 anos ago

Uma conversa sobre migrar para o digital em tempos analógicos

Ao lado do meu amigo Rogério Mosimann, da agência Infomídia, participei do segundo episódio do…

2 anos ago

Infográfico atualizado mostra o que acontece na internet a cada minuto

O Domo divulgou a edição 2021 do infográfico Data Never Sleeps que mostra o que…

3 anos ago

O uso do WhatsApp no jornalismo hiperlocal: o exemplo de O Município

O jornal O Munícipio, de Brusque (SC) e com edições locais em Blumenau e Joinville,…

3 anos ago