Redes Sociais

Ainda é relevante aparecer no Trending Topics do Twitter?

Compartilhei na terça-feira (24) uma boa lembrança: o dia em que organizei um twitaço e coloquei uma hashtag no Trendind Topics do Twitter (#rockSC, com bandas de Santa Catarina compartilhando seus canais na internet – MySpace, lembra? – e suas músicas, e eu divulgando links do meu blog Rock SC). Foi em 23 de setembro de 2010.

Na época, foi um grande feito e com grande repercussão local estar na lista dos dez assuntos mais comentados do dia no Twitter, que ainda dominava a “cena” na época. E especialmente pela causa proposta pelo twitaço, de divulgar e dar maior visibilidade das bandas catarinenses.

Pensando sobre o “feito” de nove anos atrás, e tendo como parâmetro o atual momento do Twitter (relevante, mas poluído de maus usuários e robôs), me pergunto: ainda é relevante aparecer no Trending Topics? Que diferença faz e resultado prático isso gera?

Trending Topics com segundas intenções

Já escrevi em outro post que o Twitter parece ter virado um game entre apoiadores e robôs a serviço do presidente e oposição para ver quem domina o Trending Topics. Uma competição até confusa. Não dá para usar a posição nos TTs como um indicador, por exemplo, porque os usuários não sabem “brincar”.

É muito comum uma hashtag de um lado estar entre os dez assuntos mais comentados, mas trazer sempre comentários de twitteiros contrários. Eles incluem a hashtag “inimiga” em seus tweets sem se dar conta de que ajudam no volume de menções.

Pior, é que mesmo com os “dados viciados”, um lado – adivinha qual? – acaba usando a posição no Trending Topics para distorcer fatos, propagar desinformação e reforçar suas narrativas. Ou seja, na falta de outros argumentos, é dada uma falsa relevância ao Trending Topics.

Por outro lado, na vocação do Twitter como segunda tela, é estranho nos dias de hoje ver programas da TV aberta se apegarem com gosto ao Trending Topics. Soa como uma maneira de dizer que a atração está fazendo barulho, ainda que os números de audiência não mostrem isso.

Programas da Band são ótimos exemplos disso – traço no Ibope, topo no Trending Topics. E na atual edição do reality A Fazenda, na Record, o apresentador Marcos Mion tem dado destaque à presença no Trending Topics com incrível frequência. Precisa?

Trending Topics como guia

Dispenso a disputa e a publicidade que se dá ao Trending Topics. Mas aprecio e muito a funcionalidade da lista de assuntos como uma espécie de “guia” a mais na rotina de navegação no Twitter. Isso sim é relevante.

Olhe a timeline com os tweets de quem você segue.

Veja suas listas de temas ou de favoritos.

Faça suas buscas do dia (por assuntos, por usuários, para tirar dúvidas, para recuperar uma dica/link…).

E confira o que é tendência no Trending Topics para conferir o que é assunto e pode interessar a você e sua rede.

Hashtag simples assim.

 

Alexandre Gonçalves

Jornalista, especializado em produção e gestão de conteúdo digital (portais, sites, blogs, e-books, redes sociais e e-mails) e na criação e coordenação de produtos digitais, atuando no Jornalismo Digital e no Marketing de Conteúdo.

Post recente

ChatGPT: De ladrão a gerador de empregos

Contrata-se profissional com experiência e domínio no uso do ChatGPT. Ainda não vi, mas acredito…

5 meses ago

Coworking Floripa: o primeiro guia de endereços e informações sobre coworking de Florianópolis

O guia Coworking.Floripa é meu mais novo projeto e é uma iniciativa independente que visa…

1 ano ago

Eleições 2022: CuraFato quer dar visibilidade ao combate às fake news

Não é de hoje que acredito na curadoria de conteúdo como uma uma iniciativa relevante…

2 anos ago

Canais no YouTube e até o Space do Twitter: a cobertura do BBB fora da casa (e da Globo)

Alguns amigos no Twitter e no Instagram provavelmente não irão ler esse texto porque silenciaram…

2 anos ago

Uma conversa sobre migrar para o digital em tempos analógicos

Ao lado do meu amigo Rogério Mosimann, da agência Infomídia, participei do segundo episódio do…

2 anos ago

Infográfico atualizado mostra o que acontece na internet a cada minuto

O Domo divulgou a edição 2021 do infográfico Data Never Sleeps que mostra o que…

3 anos ago