Categories: Mercado Local

A culpa dos passaralhos é da crise. Mas qual delas?

“Nunca se leu tanto jornal”, diz a Associação Nacional de Jornais em sua nova campanha institucional.

“Você está demitido”, responde O Globo, em mais um passaralho que deixou cerca de 40 jornalistas sem emprego.

A culpa é da crise, dizem. Mas qual delas?

Econômica? Mas se temos tanta notícia “apesar da crise”, como pode ser só por causa dessa?

Do mercado? Só no mercado de mídia não tem “apesar da crise”…Ops.

Vai ver a crise está dentro de casa.

Crise de gestão?

Ou crise por falta de imaginação, de criatividade, de senso de oportunidade? Crise de identidade?

Quem pensa e faz diferente?

E o pessoal do comercial, cadê?

Pensa em abrir novos mercados? Ou está no “volume morto”, sem entender direito o que está vendendo (conteúdo e não plataforma) nem para quem está vendendo? Sabe com quem está falando? Vai em clientes diferentes ou sempre nos mesmos, todo dia, todo mês?

Um dia o queijo sai do lugar…

Sem jornalista, o slogan da ANJ já pode ser repensado: “Quem ainda vai ler jornal?”.

P.S.: A culpa é da internet…‪#‎sqn‬ (#sqn mesmo porque a campanha da ANJ do “Nunca se leu tanto jornal” vende o peixe de jornais multiplaformas, papel e digital).

Sobre as demissões em O Globo:

De Fernando Molica no Facebook

De Mário Morona no Facebook

 

Alexandre Gonçalves

Jornalista, especializado em produção e gestão de conteúdo digital (portais, sites, blogs, e-books, redes sociais e e-mails) e na criação e coordenação de produtos digitais, atuando no Jornalismo Digital e no Marketing de Conteúdo.

Post recente

ChatGPT: De ladrão a gerador de empregos

Contrata-se profissional com experiência e domínio no uso do ChatGPT. Ainda não vi, mas acredito…

5 meses ago

Coworking Floripa: o primeiro guia de endereços e informações sobre coworking de Florianópolis

O guia Coworking.Floripa é meu mais novo projeto e é uma iniciativa independente que visa…

1 ano ago

Eleições 2022: CuraFato quer dar visibilidade ao combate às fake news

Não é de hoje que acredito na curadoria de conteúdo como uma uma iniciativa relevante…

2 anos ago

Canais no YouTube e até o Space do Twitter: a cobertura do BBB fora da casa (e da Globo)

Alguns amigos no Twitter e no Instagram provavelmente não irão ler esse texto porque silenciaram…

2 anos ago

Uma conversa sobre migrar para o digital em tempos analógicos

Ao lado do meu amigo Rogério Mosimann, da agência Infomídia, participei do segundo episódio do…

2 anos ago

Infográfico atualizado mostra o que acontece na internet a cada minuto

O Domo divulgou a edição 2021 do infográfico Data Never Sleeps que mostra o que…

3 anos ago