Estreia hoje no Netflix a série Jessica Jones a segunda produzida pelo serviço de streaming em parceria com a Marvel, depois de O Demolidor. A chegada da heroína dos quadrinhos acontece na mesma semana do meme “Já acabou, Jéssica?”, fruto de uma briga entre duas estudantes em Minas Gerais. E nas redes sociais, há quem sugira uma ligação das Jessicas e que tudo faz parte de uma ação de divulgação da série armada pelo Netflix. Não acredito. Mas não desconfio que alguém tenha caído em uma pegadinha que ainda está circulando no Twitter.
Um foto mostra a atriz Krysten Ritter, a Jessica Jones da série, em frente a um notebook, fazendo cara de espanto com a imagem da tela: o frame do vídeo da protagonista do “Já acabou, Jéssica?”. Teve gente dando RT na foto e aparentemente acreditando ser verdadeira a foto e que o meme realmente chegou até a atriz.
Até que seria possível pela forma como as coisas – especialmente as bobagens – se espalham pela internet. Mas não, a foto não é verdadeira e alguns twitteiros trataram de compartilhar a foto original que mostra Krysten espantada com sua própria foto exibida na tela (veja referências no Google Imagens).
Sempre bom ficar desconfiado do que se vê por aí antes de pagar mico e compartilhar ou, ainda pior, publicar como notícia. Não precisa ter superpoderes para isso. Até porque não é uma situação nova. Por exemplo, lembrei deste caso recente, das rachaduras em uma ponte que muita gente nas redes sociais disse que era uma das duas de Florianópolis, quando na verdade era da ponte Rio-Niterói, tendo uma reportagem do jornal Extra como fonte.
Leitura recomendada:
Contrata-se profissional com experiência e domínio no uso do ChatGPT. Ainda não vi, mas acredito…
O guia Coworking.Floripa é meu mais novo projeto e é uma iniciativa independente que visa…
Não é de hoje que acredito na curadoria de conteúdo como uma uma iniciativa relevante…
Alguns amigos no Twitter e no Instagram provavelmente não irão ler esse texto porque silenciaram…
Ao lado do meu amigo Rogério Mosimann, da agência Infomídia, participei do segundo episódio do…
O Domo divulgou a edição 2021 do infográfico Data Never Sleeps que mostra o que…