Este ano completo 25 anos de profissão (jornalista / profissional da informação), sendo que 15 só trabalhando com internet (mas não me peça para configurar e-mail, ok?). Vou escrever a respeito mais adiante (os desafios dos 15 anos…), mas faço menção a essa efeméride pessoal para destacar um assunto que gosto muito: a força dos blogs.
Minha entrada no universo digital foi por a partir do blog, o Coluna Extra, no Blogspot, lançado em maio de 2004 e que mantive atualizado por dez anos. Foi meu laboratório e meu cartão de visitas para as oportunidades que conquistei desde então (ouvi uma vez de um entrevistador numa seleção “tu és o cara do blog, né?”, sem considerar o trabalho que tinha na época). Do que aprendi mexendo com blog (HTML raiz…), montei protótipos que serviram de peça de convencimento para a criação de produtos (por exemplo, a área de notícias do site da revista Empreendedor, em 2004, nasceu assim, sendo meu trabalho como editor online).
Por isso, tenho uma forte relação com o formato por tudo o que desenvolvi a partir da compreensão da sua importância e praticidade, e também das vezes que ajudei outros colegas a se tornarem blogueiros (meus amigos devem se lembrar da experiência com o +D1). E agora, fico muito contente que passado tanto tempo não só da minha vivência com blogs, mas do próprio surgimento dos primeiros provedores de blogs, o formato esteja em alta e sendo supervalorizado.
Para começar, é um canal essencial para as estratégias de inbound marketing. Sem blog, ficando só com redes sociais, ou com blog esculhambado, capenga e mal configurado, nenhuma empresa consegue construir autoridade e conquistar uma posição relevante nas buscas do Google (aqui e aqui têm textos meus sobre isso nos blogs da Infomídia e da Vocali).
Além disso, o mercado de blogs é onde estão as oportunidades para os jornalistas que estão passando pelo funil e migrando para o marketing digital. É uma porta de entrada que pode facilitar o ingresso em uma nova área de atuação com características muito próprias (já ouviu falar em Yast SEO, por exemplo?).
Já no jornalismo, de uns tempos para cá, tem sido até empolgante acompanhar (como leitor, jornalista, blogueiro…) o movimento que o UOL vem fazendo para fortalecer sua blogosfera no esporte, na política, economia, ciências e comportamento e no entretenimento.
Além de já contar com nomes como Juca Kfouri, Paulo Vinícius Coelho, Mauro Beting, Josias de Souza, Maurício Stycer e Chico Barney, o UOL anunciou nesta sexta-feira (22) a contratação de Jamil Chade, repórter dos mais competentes, sediado em Genebra, com passagem marcante pelo Estadão na cobertura especialmente das falcatruas relacionadas à FIFA e de temas ligados à ONU.
Chade estreia no UOL dias depois da chegada de Mauro Cesar Pereira, comentarista dos canais ESPN e que se destaca por sua postura crítica sobre o que acontece dentro e fora dos gramados. Um golaço do UOL também pela forte atuação de Pereira nas redes sociais, em especial no Twitter, onde defende seus pontos de vista e lida muito bem com haters sem receio de distribuir blocks quando necessário.
Esse investimento do UOL em blogs tem relação com o que se vê nas mídias digitais atualmente, como já escrevi aqui quando falei sobre a estratégia do NSC Total em valorizar colunistas. O público de internet busca informação, mas principalmente opinião com a qual possa concordar, reforçando sua própria opinião sobre determinado assunto, ou simplesmente para destilar todo o seu ódio (recalque, segundas intenções…).
O UOL está entregando o que o público quer: conteúdo de qualidade, baseado em análises e na grife do blogueiro. Isso converte em engajamento e audiência e contribui para a estratégia de gerar mais receita ao oferecer produtos diferenciados e de referência. E pode acrescentar no pacote a dinâmica do formato que ajuda a dar agilidade na publicação de conteúdo e assim manter sempre “aquecida” a relação com os leitores. Que mais sites e portais façam a mesma opção do UOL e coloquem mais blogs no menu.
[poll id=”24″]
Contrata-se profissional com experiência e domínio no uso do ChatGPT. Ainda não vi, mas acredito…
O guia Coworking.Floripa é meu mais novo projeto e é uma iniciativa independente que visa…
Não é de hoje que acredito na curadoria de conteúdo como uma uma iniciativa relevante…
Alguns amigos no Twitter e no Instagram provavelmente não irão ler esse texto porque silenciaram…
Ao lado do meu amigo Rogério Mosimann, da agência Infomídia, participei do segundo episódio do…
O Domo divulgou a edição 2021 do infográfico Data Never Sleeps que mostra o que…