A exemplo do que fez o alemão Bild, a revista Forbes também começou a bloquear o acesso ao seu site para os leitores que utilizam extensões adblock, que impendem a exibição de banners. Assim que entra no endereço www.forbes.com, o leitor visualiza mensagens agradecendo o acesso, mas pedindo para que qualquer tipo de adblock seja desativado para que a navegação possa continuar.
Assim como estamos vendo acordos de veículos com o Facebook, na linha “se não pode vencê-lo, junte-se a ele”, a decisão de punir usuários de adblock é uma tendência que deve virar regra muito breve. Não vejo problema na adoção desta medida, especialmente quando é oferecido um acesso gratuito ou em que condições diferenciadas, com fornecimento de dado ou acesso via redes sociais, sem pagamento de assinatura.
A decisão de favorecer quem não usa adblock é justa, mas os veículos precisam avaliar melhor o que estão literalmente esfregando na cara do leitor. Há banners que simplesmente tornam o acesso uma experiência única – única no sentido de visitar uma vez e não voltar mais. Formatos como o DHTML que alguns portais comercializam, principalmente aqueles que cobram toda a área nobre da home page, na maioria das vezes, pode render uma bom dinheiro, mas é péssimo como primeiro “conteúdo” visto pelo leitor. Sem contar aquele botão “x” para fechar que quase sempre está escondido ou quando a exibição do banner segue uma contagem regressiva antes de poder ser fechado.
Vote na enquete:
[poll id=”16″]
Opine também:
[poll id=”2″]
Contrata-se profissional com experiência e domínio no uso do ChatGPT. Ainda não vi, mas acredito…
O guia Coworking.Floripa é meu mais novo projeto e é uma iniciativa independente que visa…
Não é de hoje que acredito na curadoria de conteúdo como uma uma iniciativa relevante…
Alguns amigos no Twitter e no Instagram provavelmente não irão ler esse texto porque silenciaram…
Ao lado do meu amigo Rogério Mosimann, da agência Infomídia, participei do segundo episódio do…
O Domo divulgou a edição 2021 do infográfico Data Never Sleeps que mostra o que…