Categories: Mercado Local

Forbes também adere ao bloqueio de acesso para usuários de adblock

A exemplo do que fez o alemão Bild, a revista Forbes também começou a bloquear o acesso ao seu site para os leitores que utilizam extensões adblock, que impendem a exibição de banners. Assim que entra no endereço www.forbes.com, o leitor visualiza mensagens agradecendo o acesso, mas pedindo para que qualquer tipo de adblock seja desativado para que a navegação possa continuar.

Assim como estamos vendo acordos de veículos com o Facebook, na linha “se não pode vencê-lo, junte-se a ele”, a decisão de punir usuários de adblock é uma tendência que deve virar regra muito breve. Não vejo problema na adoção desta medida, especialmente quando é oferecido um acesso gratuito ou em que condições diferenciadas, com fornecimento de dado ou acesso via redes sociais, sem pagamento de assinatura.

A decisão de favorecer quem não usa adblock é justa, mas os veículos precisam avaliar melhor o que estão literalmente esfregando na cara do leitor. Há banners que simplesmente tornam o acesso uma experiência única – única no sentido de visitar uma vez e não voltar mais. Formatos como o DHTML que alguns portais comercializam, principalmente aqueles que cobram toda a área nobre da home page, na maioria das vezes, pode render uma bom dinheiro, mas é péssimo como primeiro “conteúdo” visto pelo leitor. Sem contar aquele botão “x” para fechar que quase sempre está escondido ou quando a exibição do banner segue uma contagem regressiva antes de poder ser fechado.

Vote na enquete:

[poll id=”16″]

Opine também:

[poll id=”2″]

Mais sobre a decisão da Forbes no site DigiDay.

Alexandre Gonçalves

Jornalista, especializado em produção e gestão de conteúdo digital (portais, sites, blogs, e-books, redes sociais e e-mails) e na criação e coordenação de produtos digitais, atuando no Jornalismo Digital e no Marketing de Conteúdo.

Post recente

ChatGPT: De ladrão a gerador de empregos

Contrata-se profissional com experiência e domínio no uso do ChatGPT. Ainda não vi, mas acredito…

5 meses ago

Coworking Floripa: o primeiro guia de endereços e informações sobre coworking de Florianópolis

O guia Coworking.Floripa é meu mais novo projeto e é uma iniciativa independente que visa…

1 ano ago

Eleições 2022: CuraFato quer dar visibilidade ao combate às fake news

Não é de hoje que acredito na curadoria de conteúdo como uma uma iniciativa relevante…

2 anos ago

Canais no YouTube e até o Space do Twitter: a cobertura do BBB fora da casa (e da Globo)

Alguns amigos no Twitter e no Instagram provavelmente não irão ler esse texto porque silenciaram…

2 anos ago

Uma conversa sobre migrar para o digital em tempos analógicos

Ao lado do meu amigo Rogério Mosimann, da agência Infomídia, participei do segundo episódio do…

2 anos ago

Infográfico atualizado mostra o que acontece na internet a cada minuto

O Domo divulgou a edição 2021 do infográfico Data Never Sleeps que mostra o que…

3 anos ago