Ricardo Anderáos

Primeiro Digital – Qual o grande tema para discussão sobre o jornalismo digital no Brasil na atualidade? Por quê?

“Gostaria que o grande tema fosse outro, mais afeto à missão social ou à qualidade da produção jornalística digital. Mas acho que o tema inevitável no momento é a busca de modelos de negócio viáveis.

grandes_temas_criação_sobre-free_images A disrupção causada pelas mídias sociais, em um primeiro momento, alterou a forma de distribuição do conteúdo jornalístico, que era baseado em de navegação ou busca, e passou a ser predominantemente via plataformas sociais – Facebook acima de todas. Num segundo momento, veio o processo de destruição do modelo de negócio da mídia tradicional – e nela eu não incluo apenas jornais, revistas, rádios e TVs, mas também os portais, que de verdadeiramente digital tinham pouco, eram jornalões postos na web.

Alguns coletivos quiseram afirmar que práticas colaborativas, cooperativas ou de crowdfunding seriam uma saída, mas eu acho que a realidade dos fatos está contestando essa visão. Alguns coletivos vingam, e inclusive produzem excelente jornalismo. Mas não respondem a toda a questão nem fornecem um modelo escalável e replicável. São boutiques de excelência, quando muito.

Eu não tenho a resposta para essa questão, de maneira alguma. Na verdade, acho que com isso que digo estou apenas balbuciando uma pergunta sobre os tais modelos de negócio. Quando conseguirmos formular adequadamente a questão, teremos iniciado o caminho da resposta.”

Ricardo Anderaós é jornalista, atualmente diretor do Brasil Post, com passagem por veículos como Folha, Estadão, Abril, MTV, Band e UOL. Neste último, participou de sua implantação, como webmaster.

Veja mais opiniões em Grandes Temas para Discussão sobre Jornalismo Digital – Primeira Edição