Elis Monteiro

Primeiro Digital – Qual o grande tema para discussão sobre o jornalismo digital no Brasil na atualidade? Por quê?

“O jornalista precisa entender que as instituições jornalísticas, tidas como bastiões da produção e da veiculação da informação, estão enfrentando uma crise. Que não é apenas econômica, é uma crise de credibilidade e de legitimidade. A profissão de jornalista continua existindo e o público continuará buscando informação de qualidade e, mais que isso, interpretação competente desta informação.
grandes_temas_criação_sobre-free_images
A grande discussão é o rumo da informação sem a chancela dessas grandes instituições. A sobrevivência do papel do jornalista passa primeiro pela necessidade de ele se reconhecer como um tradutor da realidade, um curador de conteúdo e um profissional independente.

A discussão ainda se baseia nas plataformas tecnológicas. E estas são apenas isso – plataformas. O conteúdo que passa por elas é o mais importante, e o responsável por produzir conteúdo de qualidade é o jornalista, o profissional de comunicação.

Outra discussão que precisa acabar é a do jornalismo offline x jornalismo online. É uma bobagem. Perdemos tempo demais discutindo a plataforma, sem nos darmos conta de que quem toma essa decisão é o público, que vai procurar por conteúdo decente e bem escrito na plataforma que ele considerar a mais interessante para ele naquele momento.

E como muito pouca gente discute a qualidade do conteúdo e mantém suas energias focadas na plataforma, a comunicação acaba sendo nivelada por baixo, o que é uma pena.”

Elis Monteiro é ornalista especializada em tecnologia e novas mídias, palestrante, consultora, professora de Marketing Digital da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Universidade Veiga de Almeida (UVA). É também autora de artigos como o ótimo “O jornalista precisa entender o digital”.

Veja mais opiniões em Grandes Temas para Discussão sobre Jornalismo Digital – Primeira Edição