A semana foi de novidade no mercado de jornalismo digital com a chegada do Nexo, site de notícias (ou jornal digital, como preferem seus criadores) que faz cobertura dos fatos do dia a dia com profundidade, contextualização e uso de recursos tecnológicos. “Nosso objetivo, desde o início, foi criar um modelo editorial capaz de produzir um conteúdo que seja acessível para um maior número de pessoas, por ser claro e explicativo, e também efetivamente rico, proporcionando contexto suficiente para subsidiar a formação de opinião”, explica Paula Miraglia, diretora-geral do Nexo, em declaração publicada no Meio & Mensagem.

Nexo também foca em entretenimento e serviço, sempre buscando explicar tudo nos mínimos detalhes. Visualmente é atraente e o conteúdo é de primeira, bem produzido pela equipe de 25 profissionais, incluindo nomes com passagem pelos principais veículos do país.

O que também chama a atenção é que Nexo não parece querer inventar a roda quanto ao modelo de negócio. É simples: neste período de lançamento, o acesso é gratuito. Depois, haverá a cobrança de assinatura mensal de R$ 12,00, o que ajudará a manter Nexo, mas também qualificar o público. Experimente Nexo e diga o que achou.

www.nexojornal.com.br

Outro destaque da semana foi o trabalho da Lupa, agência de checagem de fatos (ou fact-checking), em parceria com o site Reclame Aqui, que acompanhou e comparou preços durante as promoções da Black Friday. O resultado da parceria foi publicado no blog do Reclame Aqui e apontou absurdos como um produto que teve seu preço aumentado em 70% e ainda assim apareceu como “preço promocional” em uma site de vendas.

De acordo com a descrição na página da Lupa no Facebook, a agência faz parte de uma rede internacional de fact-checkers criada pelo Poynter Institute, nos Estados Unidos, e até 2019, estará abrigada no portal da revista piauí, um dos seus investidores. “Queremos elevar o custo das mentiras e exaltar as verdades. Verificamos não só o que é dito pelos políticos, como também por líderes sociais e celebridades. Testaremos slogans, lendas urbanas e outras informações de interesse geral”, explica a agência em sua descrição.

A Lupa é a primeira agência no Brasil a fazer este tipo de serviço de checagem. E este parece ser um nicho em franco crescimento aqui e em outros países, apontando um modelo de negócio viável para o jornalismo. E com abertura para segmentação, inclusive. A conferir.

www.fb.com/lupanews

Alexandre Gonçalves

Jornalista, especializado em produção e gestão de conteúdo digital (portais, sites, blogs, e-books, redes sociais e e-mails) e na criação e coordenação de produtos digitais, atuando no Jornalismo Digital e no Marketing de Conteúdo.

Post recente

ChatGPT: De ladrão a gerador de empregos

Contrata-se profissional com experiência e domínio no uso do ChatGPT. Ainda não vi, mas acredito…

5 meses ago

Coworking Floripa: o primeiro guia de endereços e informações sobre coworking de Florianópolis

O guia Coworking.Floripa é meu mais novo projeto e é uma iniciativa independente que visa…

1 ano ago

Eleições 2022: CuraFato quer dar visibilidade ao combate às fake news

Não é de hoje que acredito na curadoria de conteúdo como uma uma iniciativa relevante…

2 anos ago

Canais no YouTube e até o Space do Twitter: a cobertura do BBB fora da casa (e da Globo)

Alguns amigos no Twitter e no Instagram provavelmente não irão ler esse texto porque silenciaram…

2 anos ago

Uma conversa sobre migrar para o digital em tempos analógicos

Ao lado do meu amigo Rogério Mosimann, da agência Infomídia, participei do segundo episódio do…

2 anos ago

Infográfico atualizado mostra o que acontece na internet a cada minuto

O Domo divulgou a edição 2021 do infográfico Data Never Sleeps que mostra o que…

3 anos ago