Mercado Local

Estudo revela perfil de 100 startups de notícias da América Latina

Foi divulgado ontem (20) o estudo Ponto de Inflexão – Impacto, Ameaças e Sustentabilidade: Um estudo dos Empreendedores Digitiais Latino-Americanos, focado em negócios criados por jornalistas. A iniciativa da SembraMedia, com o apoio da Omidyar Network, contou com um grupo de pesquisadores para analisar 100 startups de notícias digitais, sendo 25 da Argentina, 25 do Brasil, 25 da Colômbia e 25 do México.

No Brasil, a pesquisa ficou a cargo do jornalista e professor Sérgio Lüdtke, da Interatores. Em seu LinkedIn, Lüdkte escreveu a respeito do estudo (leia aqui) e destacou as duas principais conclusões, na avaliação dele, que o estudo apresenta sobre o meio digital, que reproduzo abaixo:

1 – Vários dos meios que participam da pesquisa, apesar de pequenas operações de mídia, conseguiram causar impacto com suas reportagens, produzindo benefícios para a sociedade, como derrubar políticos corruptos, modificar leis ou mudar a percepção das pessoas sobre um determinado tema. Muitos deles sofreram represálias por suas publicações como ações judiciais orquestradas, ataques de hackers ou fuga de anunciantes.

2 – Apesar de muitas histórias de sucesso, de meios que já conseguem um bom resultado financeiro com baixo investimento, esse ecossistema ainda em formação convive com o desafio cotidiano de encontrar fontes de financiamento que garantam a sustentabilidade e, por consequência, a independência editorial.

O trabalho aborda diferentes aspectos do empreendedorismo digital relacionado ao jornalista. Destaca as vulnerabilidades e como são os modelos de negócios adotados. Questões como inovação, perfil das equipes, participação das mulheres e audiência também foram tratados na pesquisa. Além disso, o estudo também permite conhecer todos os canais digitais que foram analisados, o que representa um panorama do que está sendo feito por jornalistas nos quatros países.

Os dados completos estão no site da SembraMedia (data.sembramedia.org) e também estão disponíveis para download.

Alexandre Gonçalves

Jornalista, especializado em produção e gestão de conteúdo digital (portais, sites, blogs, e-books, redes sociais e e-mails) e na criação e coordenação de produtos digitais, atuando no Jornalismo Digital e no Marketing de Conteúdo.

View Comments

Post recente

ChatGPT: De ladrão a gerador de empregos

Contrata-se profissional com experiência e domínio no uso do ChatGPT. Ainda não vi, mas acredito…

5 meses ago

Coworking Floripa: o primeiro guia de endereços e informações sobre coworking de Florianópolis

O guia Coworking.Floripa é meu mais novo projeto e é uma iniciativa independente que visa…

1 ano ago

Eleições 2022: CuraFato quer dar visibilidade ao combate às fake news

Não é de hoje que acredito na curadoria de conteúdo como uma uma iniciativa relevante…

2 anos ago

Canais no YouTube e até o Space do Twitter: a cobertura do BBB fora da casa (e da Globo)

Alguns amigos no Twitter e no Instagram provavelmente não irão ler esse texto porque silenciaram…

2 anos ago

Uma conversa sobre migrar para o digital em tempos analógicos

Ao lado do meu amigo Rogério Mosimann, da agência Infomídia, participei do segundo episódio do…

2 anos ago

Infográfico atualizado mostra o que acontece na internet a cada minuto

O Domo divulgou a edição 2021 do infográfico Data Never Sleeps que mostra o que…

3 anos ago