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Pecados na hora de publicar o texto do impresso no digital

As equipes estão reduzidas na redações e as tarefas de repórteres e editores foram multiplicadas. Mas na hora de levar o conteúdo de um veículo impresso para o formato digital, é preciso um olhar atento para evitar alguns “pecados”. Não tem coisa pior para um leitor – e eles estão sempre cheios de razão na internet – do que encontrar um conteúdo apresentado de forma desleixada.

Se não há uma equipe dedicada ao digital, o que ocorre geralmente é um copia e cola (quando as plataformas não estão integradas) e o editor do impresso dá o “publicar” em meio a outras tarefas. Ou, então, a prioridade é dada para o texto do impresso e o digital é mera formalidade. Assim, ainda hoje, mesmo que o interesse pelo conteúdo digital tenha crescido, é comum encontrar alguns dos “pecados” listados a seguir.

Acima, abaixo, ao lado…
Manter no texto avisos como “Veja quadro ao lado”, sem lembrar que a disposição dos elementos da reportagem é ou pode ser diferente na comparação impresso e digital.

Suíte linkada
Lembrar no texto do impresso que o veículo cobre o assunto e não colocar links para reportagens anteriores na versão digital.

Não clique aqui
Publicar no texto do impresso endereços de site e e-mails sem linká-los na versão digital.

Fechamento?
Manter no online o aviso “Até o fechamento desta edição…”, esquecendo ou ignorando que o texto pode ser complementado, que a informação que faltou no impresso pode ser incluída na versão para internet (a jornalista Mauren Rigo lembrou disso no Faceboook recentemente; comentário que inspirou este post).

Prazer, embed
Publicar resenhas ou textos descritivos de trailers ou cliques e terminar dizendo que leitor pode conferir no YouTube, esquecendo que no digital pode embedar o conteúdo (ao menos colocar o link para o vídeo).

Mais pecados? Confira amanhã na edição impressa do Primeiro Digital (brincadeirinha; não tem edição impressa do blog, mas ainda tem este aviso no final de textos espalhados pela internet, por mais esquisito que pareça nos dias de hoje).

 

 

Alexandre Gonçalves

Jornalista, especializado em produção e gestão de conteúdo digital (portais, sites, blogs, e-books, redes sociais e e-mails) e na criação e coordenação de produtos digitais, atuando no Jornalismo Digital e no Marketing de Conteúdo.

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