Com o início do Catarinense 2020, a partir desta quarta (22), a NSC Comunicação lançou dois podcasts: o Na eSCuta e o Capital F.C.. Ambos sobre futebol.
O Na eSCuta é um produto da equipe do GloboEsporte.com Santa Catarina e trata do futebol catarinense de um modo geral. E a iniciativa coloca a afiliada catarinense da Globo no pacotão de podcasts que o portal esportivo oferece desde abril do ano passado. O Na eSCuta é semanal e vai ao ar todas as terças.
Já o Capital F.C. é produzido pelo trio de repórteres da rádio CBN-Diário: Kadu Reis, Mateus Boaventura e Ronaldo Fontana. A pauta, como sugere o nome do podcast, é focada em Avaí e Figueirense, os dois times de Florianópolis, mas a conversa pode ir longe e incluir o futebol internacional – o que acho ruim porque ser local é um diferencial.
Ou seja, melhor ser camisa 10 do Avaí ou do Figueira do que terceiro reserva de um time “grande” e nem jogar. Caberia falar do futebol amador, por exemplo, que é forte na região e não tem espaço na mídia.
Como ponto positivo, o Capital é o primeiro podcast da CBN-Diário, abrindo caminho para outros projetos e indo além de disponibilizar os áudios dos programas no site.
Na Escuta e Capital F.C. chegam para se juntar ao Fora do Tom, o primeiro podcast da NSC Comunicação, lançado em 2019 e que está em seu 31º episódio. E também ao PodTech, o podcast do canal Tech SC, que aborda questões sobre o setor de tecnologia.
Mais podcasts
Que a experiência da NSC seja positiva e abra o caminho para outros podcasts, com outras pautas além do futebol. E que inspire também os concorrentes da chamada mídia tradicional para que invistam no formato. Quem sabe não promovem em escala local o mesmo barulho que Globo e UOL vem fazendo em escala nacional.
Na NDTV, afiliada da Record, a expectativa é que os movimentos relacionados à integração das redações da TV e do jornal, concentrando o conteúdo no ND+, incluam também o lançamento de podcasts.
Em 2019, pude colaborar produzindo, apresentando e editado o podcast do IMPAR, projeto anual da NDTV que apresenta a pesquisa sobre a marcas preferidas dos consumidores catarinenses. Foram dois episódios, lançados em novembro e dezembro, tratando de questões da pesquisa, comportamento do consumidor, tendências e perspectivas