quinta-feira, abril 18, 2024
HomeMercado LocalNotícias do Dia de cara nova no impresso e no online

Notícias do Dia de cara nova no impresso e no online

As edições de Florianópolis e Joinville do Notícias do Dia circula neste fim de semana com um novo projeto gráfico, nova identidade visual e nova colunas como parte das comemorações dos dez anos da publicação. No site do jornal do Grupo RIC (www.ndonline.com.br), as novidades chegaram primeiro (primeiro digital? ;)) e desde ontem (dia 2) os leitores estão conferindo o novo ND Online.

Antes de destacar as novidades do site do ND, gostaria de dizer que fico contente que o site tenha finalmente recebido a atenção que sempre mereceu. Durante os quatro anos que trabalhei como gestor de internet no Grupo RIC, na redação do ND, vi a força do conteúdo pelos números de audiência conquistados. Todos sabiam que era importante mudar o design do site, torná-lo mais moderno. Algumas mudanças foram feitas (no layout destaco a mudança na área de destaque da home que passou a ser editável; antes era um carrossel automatizado que não dava ao leitor a informação do que era mais importante no site naquele momento), mas nunca na dimensão como a deste projeto.

nd antes
A área de destaque do antigo ND.

Quero dizer aos meus colegas do ND que agora aumentou a responsabilidade. O site encorpou, ganhou novas seções, ampliou possibilidades e, a partir disso, o comprometimento de todos na redação com o digital deverá ser ainda maior. Creio ser este o grande desafio e também a expectativa dos leitores que já acompanham o trabalho dos profissionais do ND.

A receita para conquistar a atenção do leitor na internet

Como todo produto digital, não dá para ter uma opinião definitiva a respeito assim que é lançado. Sempre existem ajustes, aquela sintonia fina do que precisa ser consertado, melhorado ou acrescentado. No caso do ND, minhas primeiras impressões são positivas.

Como disso, o site ganhou corpo. A home traz duas sacadas interessantes como os botões de compartilhamento nas redes socais já nas manchetes e os botões laterais para a mudança de áreas quando o leitor já está no meio da página (achei essa a melhor das sacadas), como mostra a imagem abaixo.

nd novo
Clicando nos botões laterais, o leitor muda de área

Outro detalhe importante (e que lembro de ter sido falado ainda quando estava lá na RIC) é o vínculo do site com o jornal reforçado com o uso das mesmas tipologias. Pelo o que vi no impresso e no online, funcionou bem nas duas plataformas.

Em termos de ajustes, vi pequenas coisas como o título e a descrição do site na página inicial e alguns buracos ou por falta de foto ou de banner (nas páginas das áreas tem um buraco entre o topo e a listagem por algum código errado). Na minha avaliação, a nova logomarca do ND ficou pequena, tímida no novo site. Poderia ter ganhado um pouco mais de destaque.

Senti falta de uma área na capa para destaque das notícias mais recentes (para marcar a atualização frequente) e também de um menu tipo mapa do site no rodapé para abrir mais possibilidades do leitor navegar por temas do seu interesse (ver todas as editorias, todas as áreas e todas as colunas e blogs).

O que acredito que a equipe do ND possa avaliar é a manchete principal da área de destaque na home. A opção foi usar a chamada depois da foto. Mas como tem um superbanner no alto, acima do cabeçalho, o que ocorre é que o leitor tem que rolar a página para ver a machete.

nd novo2
Manchete não aparece na primeira tela no novo ND

O ideal ou o mais recomendado seria ele já ver a manchete principal logo de cara, assim que entra no site. Como está, a primeira ação do leitor não é clicar e ler o conteúdo principal do ND, mas sim rolar a página para depois clicar. Tem que oferecer atalhos para levar ele para dentro do site. Mas que bom saber que a área de destaque terá o template diferenciado batizado de “Em Alta” para ser usado quando houver um fato relevante ou uma cobertura especial.

Com a chegada do novo ND, os dois jornais de Florianópolis passam a ter sites renovados em menos de um ano – o Diário Catarinense estreou novo site em outubro (leia entrevista).

As novidades do ND Online estão detalhadas no vídeo abaixo e em reportagem no site.

Sobre as mudanças no ND, assista à entrevista do jornalista Luís Meneghim, diretor de conteúdo do Grupo RIC, concedida ao editor do site Acontecendo Aqui, Jaílson de Sá.

Sobre as mudanças no impresso, leia a avaliação do jornalista Claiton Selistre no Portal Making Of.

Alexandre Gonçalveshttp://www.primeirodigital.com.br/alexandregoncalves
Jornalista, especializado em produção e gestão de conteúdo digital (portais, sites, blogs, e-books, redes sociais e e-mails) e na criação e coordenação de produtos digitais, atuando no Jornalismo Digital e no Marketing de Conteúdo.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Jorge Torres on As capas que “falam”
Vera Lucia Pires Goulart on O suicídio nas redes sociais
Bruno Allemand on O suicídio nas redes sociais
Fábio Célio Ramos on O suicídio nas redes sociais
vivi bevilacqua on O suicídio nas redes sociais
Affonso Estrella on O suicídio nas redes sociais
Luís Meneghim on O suicídio nas redes sociais